Fugas - notícias

Manuel Silvestri/Reuters

Turistas podem continuar a rodopiar as suas malas por Veneza

Por Fugas

As autoridades de Veneza desmentiram a proibição de trolleys pelas ruas, noticiada em vários media - até como simples malas com rodinhas. Em causa apenas grandes transportes profissionais.

Sendo uma cidade turística singular, com direito a regulamentações também elas algumas muito singulares, a notícia, à partida, nem surpreendeu por aí além: Veneza iria proibir o transporte de bagagens em carrinhos com rodas pelas suas ruas. Não surpreendeu e adivinhava-se já muita chatice para os turistas. 

Mas não, trata-se apenas de uma nova norma urbana, que entra em vigor em Maio de 2015, cuja formulação parece ter sido mal interpretada. O comissário de Veneza, Vittorio Zappalorto, em comunicado oficial da cidade dos Doges, esclareceu que em causa estão apenas "meios de transporte de mercadorias por via terrestre", "grandes e profissionais", cujas "rodas duras" podem "arruinar as calçadas e pavimentos históricos da cidade" ou mesmo provocar danos em paredes e pontes.

"Além de", explica o responsável, "causarem um ruído muito irritante para os moradores, especialmente quando ocorrem nas primeiras horas do dia, quando muita gente ainda está a dormir".

Ainda assim, comentou que os trolleys também têm o seu lado nefasto, com o seu "contínuo vai-e-vem". Porém, para não deixar margem para dúvidas, Zappalorto referiu mesmo que a cidade "nunca" ponderou bani-los no centro histórico. "Qualquer outra interpretação é fruta da imaginação e não é verdadeira", sublinhou.

E, assim sendo, os turistas vão poder continuar a rolar as suas malas por Veneza sem risco de multas – que alguns media noticiaram atingir os 500 euros.

Mas, nada se perde: Zappalorto refere ainda no comunicado que, "se, por causa do frenesim mediático que se seguiu à 'falsa' proibição, algumas empresas de transportes e turismo conseguirem encontrar soluções para este problema que afecta Veneza e outras cidades históricas - os pavimentos danificados pelo uso de trolleys -, esta será definitivamente uma acção meritória que contribuirá para a preservação do património arquitectónico e para a tranquilidade dos moradores e dos próprios turistas".

--%>