"Imagens inéditas a 360º" da cidade de Veneza chegam ao serviço Google Street View, permitindo ao utilizador “percorrer” os canais, as ruas, as praças e os monumentos, bem como, até, recuar no tempo e conhecer o passado da cidade. Incluindo com banda sonora dos sons do dia-a-dia veneziano.
A pé, de gôndola ou em vaporetto (o barco a motor utilizado como transporte público), os turistas virtuais podem explorar a “cidade construída sobre a água”, como a define a Google, clicando para atravessar canais e ruas estreitas, conhecer as zonas mais turísticas ou as mais escondidas desta que é considerada uma das cidades mais belas do mundo, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.
Está ainda disponível um “regresso ao passado”, fruto da parceria entre o Google Cultural Institute e vários museus venezianos. Aqui, o utilizador pode comparar as ruas actuais com as reproduções antigas de artistas como Vittore Carpaccio e Cesare Vecellio através de imagens de obras pertencentes aos Museo Correr, Museo del Vetro e Galeria Internacional de Arte Moderna – Cà Pesaro.
Para “registar” a cidade, refere a empresa em comunicado, os colaboradores da Google percorreram a pé cerca de 256 Km e mais de 114 milhas de barco. O “carácter realista” desta Veneza via StreetView, referem, deve-se ao uso de uma câmara especial Trekker – uma câmara no topo de uma espécie de antena que segue presa a uma mochila que alguém transporta nas costas enquanto anda a pé ou de barco.
A Google StreetView Veneza já está disponível online, destacando-se lugares como, claro, a Praça de São Marcos ou a Ponte do Diabo mas também a Sinagoga do primeiro Judeu Guetto ou pontos mais, digamos, esotéricos, como o “local onde o tipógrafo Manutius criou o tipo de fonte em itálico”.