Fugas - notícias

Turistas chineses já são mais de 100 milhões por ano

Por Lusa, Fugas

O número de chineses que viajaram para fora da China continental este ano ultrapassou o recorde de 100 milhões em Novembro. Mas a grande maioria fica-se por Macau, Hong Kong ou Taiwan.

Segundo estatísticas oficiais do Governo chinês, divulgadas na quinta-feira, já foi batido o recorde de turistas nacionais a viajarem para fora da China continental.

Em 2013, tinham sido cerca de 98 milhões (mais uns 14 milhões do que no anterior). Em Novembro, foi ultrapassado o número de 100 milhões.

Apesar de todos os grandes mercados turísticos sentirem o crescimento (só em Portugal, o número de turistas chineses em unidades hoteleiras subiu 232% em quatro anos, de cerca de 23 mil em 2009 para mais de 74 mil em 2013), o certo é que a larga maioria escolhe destinos próximos da China continental: 70,6% por Macau, Hong Kong ou Taiwan.

"É um marco no desenvolvimento da indústria de turismo da China. Em 1998, tínhamos apenas 8,43 milhões de turistas e agora ultrapassámos 100 milhões", comentou um responsável da China National Tourism Administration (CNTA), citado pelo China Daily. 

O balanço dos primeiros onze meses do ano excede o total registado em 2013 (98,19 milhões), mantendo um crescimento de dois dígitos. 

Pelas contas da CNTA, a Ásia atraiu 89,5% dos turistas chineses, seguindo-se a Europa (3,5%), África (3%), América (2,7%) e Oceânia (1,1%). 

Não contando com as Regiões Administrativas Especiais de Macau e Hong Kong, nem com Taiwan, que Pequim considera uma província chinesa, apenas seis países receberam este ano mais de um milhão de turistas chineses: Coreia do Sul, Tailândia, Japão, Estados Unidos da América, Vietname e Singapura.

Em 2013, o Governo chinês chegou a publicar um guia de boas maneiras para os seus turistas menos habituados às viagens no exterior.

--%>