Fugas - notícias

Nuno Ferreira Santos

Abrir as asas na grande feira de turismo de Lisboa

Por Fugas

BTL abre a profissionais a 25 de Fevereiro e ao público a partir de sexta à tarde.

É já esta semana que a BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa começa a receber os primeiros viajantes. O evento, o maior do género em Portugal, começa na quarta-feira, dia 25, na FIL Parque das Nações e termina a 1 de Março. Durante os primeiros dois dias e meio dedica-se exclusivamente aos profissionais e, às 18h de sexta-feira, as portas abrem para o público. A organização prevê receber “perto de 70 mil visitantes” nesta que é a 27.ª edição da BTL.

A feira — que tem por motes “o melhor de dois mundos” e “ponto de encontro, ponto de partida” — ocupa uma área de 30.200m2, em três pavilhões, por onde se espalharão “mais de mil empresas e entidades, nacionais e estrangeiras”, informam em comunicado.

Entre as maiores atracções, contam-se a venda directa ao público com prometidos grandes descontos (resumidos em www.promocoesbtl.pt), uma programação de animação imparável ou, claro, os sempre muito concorridos sorteios e passatempos.

Este ano, o Turismo do Alentejo e Ribatejo é o convidado especial e há 36 destinos internacionais representados, incluindo novas participações: China, Croácia, Extremadura, Guiné-Bissau, Tailândia, Colômbia, Paraguai, Irão, Peru, Roménia e dois estados brasileiros, Pernambuco e Santa Catarina, que participam de forma autónoma pela primeira vez.

Além dos negócios e das promoções, os mundos das viagens estarão também sob os holofotes de diversos modos: por exemplo, serão atribuídos, pelo segundo ano, os prémios aos melhores bloggers de viagens (a Fugas foi premiada em 2014), e haverá viajantes a falar das suas experiências (caso do evento no dia 28, no espaço da Casa da América Latina, com um grupo de jovens “mochileiros” a partilhar as suas experiências). Há também um espaço especial dedicado à apresentação destartups inovadoras na área do turismo. 

Quanto ao mapa-múndi da feira: no pavilhão 1 estarão as entidades de promoção do turismo nacionais; no pavilhão 2 os municípios, hotelaria e serviços; no 3, a área internacional, com os operadores, distribuidores e animações.

A BTL 2015 (cujo bilhete custa 10 euros para profissionais e 5 euros para público — há descontos para estudantes, séniores e outros, sendo grátis até aos 10 anos) começa a receber toda a gente no dia 27, das 18h às 23h. No sábado, 28, abre das 12h às 23h; no domingo, dia 1 das 12h às 20h.

Fugas: BTL 2015

--%>