Fugas - notícias

Lucas Jackson/ Reuters

Ryanair promete ano mais forte de sempre em Portugal

Por Fugas

Michael O'Leary garantiu, em Lisboa, estar 'pessoalmente empenhado' no mercado português. Até porque passa férias no Algarve todos os anos, fez questão de sublinhar.

Na Primavera estreia-se nos Açores. Lisboa vai ter ligação no Inverno a Varsóvia e Faro a Memmingen. São alguns dos destaques da programação da Ryanair para a próxima temporada e para o próximo Inverno. O presidente da companhia, Michael O' Leary, esteve esta terça-feira em Lisboa para promover, em conferência de imprensa, as novidades lusas, que incluirão, no total, sete novas rotas e voos adicionais em mais oito ligações. Segundo contas da empresa, o total de 59 destinos oferecidos em Portugal, com uma média de 352 voos por semana, deverá representar "6,7 milhões de clientes por ano" e "suportar" 6700 empregos.

"Portugal é um país de significativo crescimento para a Ryanair e é também um mercado no qual estou pessoalmente empenhado", frisou O'Leary, citado pela Lusa, acrescentando ainda que todos os anos goza férias no Algarve (a escolha familiar costuma ser pela zona de Albufeira, como ainda no passado contava ao jornal britânico The Telegraph). Recorde-se que, no Verão passado, noutra passagem por Portugal, O'Leary, focando-se particularmente em Lisboa, chegou a dizer que esta poderia ser "a nova Barcelona".

Na conferência de imprensa, o responsável não revelou grandes novidades (ainda em Janeiro tinham sido resumidas pelo director comercial, David O’Brien), confirmando algumas apostas já conhecidas da companhia. Com destaque para o início da operação Açores (a par da low cost concorrente, a easyJet): a estreia está marcada para 29 de Março e a Ryanair passará a garantir voos de Ponta Delgada para Lisboa, Porto e Londres. "Os Açores vão agora ser um destino mais apelativo, especialmente para quem vem de Londres", comentou O'Leary, adiantando que "as reservas para Ponta Delgada estão a correr melhor" do que o que a companhia esperava. "Há uma grande procura", reforçou. De e para os Açores, a empresa prevê chegar aos 350 mil passageiros.

Já por Lisboa, além de Ponta Delgada, começarão voos para Varsóvia, além de mais ligações para Eindhoven, Manchester, Roma e Porto ("duas a três vezes diariamente"). No principal aeroporto português, esperam um crescimento de 31% e ultrapassar os dois milhões de clientes por ano.

No Porto, que pelo Inverno somará 25 rotas, o destaque é mais uma vez Ponta Delgada, além de mais voos para Lisboa e Londres. Se tudo correr como prevêem, poderão chegar aos 2,8 milhões de clientes/ano.

Em Faro, assinala-se uma nova rota para Memmingen (Alemanha), perfazendo 14 destinos em oferta, além de mais voos para Eindhoven e Londres. Pelo aeroporto algarvio, a Ryanair espera voar 1,6 milhões de clientes anualmente.

Na conferência de imprensa, Michael O'Leary abordou ainda o futuro da TAP, considerando "normal" a abertura à privatização. Em sua opinião, refere a Lusa, "é apenas uma questão de tempo".  

--%>