Fugas - notícias

Paulo Pimenta

Passeie pelo Porto e Norte e ajude a criar novo guia fotográfico

Por Patrícia Carvalho

Concurso decorre até Maio e leva participantes por atractivos turísticos da região.

O desafio já começou, mas se perdeu as primeiras etapas, não pense em desistir, porque até Maio ainda há muitos locais à espera de serem descobertos e fotografados, no Porto e Norte de Portugal. O objectivo é aliciante para os amantes da fotografia: editar um guia fotográfico com as melhores imagens de todos os que queiram participar nesta espécie de concurso que a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal está a promover. 

Chama-se Porto Challenge e começou, precisamente, no Grande Porto, prosseguindo nestes últimos dias de Março pelos parques de Montesinho e Douro Internacional, mas há ainda mais onze destinos à espera dos participantes.

A inscrição é gratuita e pode ser feita apenas para um dos destinos, para um grupo de dois ou para todos eles. Há, contudo, custos associados ao alojamento e alimentação, que variam consoante o percurso. Para participar, é obrigatório que tenha mais de 18 anos (16 se estiver acompanhado de uma autorização do representante legal) e que se inscreva até 24 horas antes do próximo percurso.

O primeiro desafio andou pelo Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Matosinhos e contou com 28 participantes (o limite, por desafio, é 100) que tiraram mais de 500 fotografias. As regras do concurso dizem que, no final de cada percurso fotográfico, os participantes devem disponibilizar à organização até cinco fotografias para cada um dos temas propostos – arquitectura, património, gastronomia, espaços naturais e gentes. É do conjunto de todas essas imagens que serão seleccionadas aquelas que, posteriormente, darão origem ao guia.

As próximas edições do Porto Challenge vão levar os participantes às cidades de Braga e Guimarães (11 de Abril); ao Douro Vinhateiro (12 de Abril); ao Douro (18 de Abril); ao Parque Natural Litoral Norte (19 de Abril); ao Parque Natural do Alvão (25 de Abril); ao Geoparque de Arouca (26 de Abril); ao Geoparque Terras de Cavaleiros (2 de Maio); ao Parque Nacional Peneda/Gerês (2 e 3 de Maio); ao Alto Minho/Peneda I (9 de Maio); e ao Alto Minho/Peneda II (10 de Maio).

O programa foi desenhado para abarcar cinco grandes temáticas – capitais de distrito, rota do romântico, património da Humanidade, parques naturais e geoparques.

Com a promoção turística da região como pano de fundo, o desafio conta com financiamento europeu e tem a participação da Lufthansa – LGPS, da Olhares e, para a produção do livro, da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Há prémios para cada desafio, que serão anunciados no final de cada viagem fotográfica.

--%>