A easyJet abriu as hostilidades "low cost" nos Açores a 29 de Março e a Ryanair a 1 de Abril. No primeiro caso, Lisboa - Ponta Delgada. No segundo, Lisboa ou Porto - Ponta Delgada.
Agora, a TAP, que entretanto reformulação a sua operação para o arquipélago, retoma campanha de voos para as duas ilhas prometendo bilhetes a preço promocional para o "tesouro escondido do Atlântico".
Os voos de Lisboa para São Miguel ou Terceira (agora com voo diário), informam, custarão desde 47 euros. Já os voos das duas ilhas para Lisboa começarão em 39 euros à partida da Terceira e 45 euros à partida de São Miguel. São, sublinham preços com "todas as taxas incluídas", devendo as reservas ser feitas até 13 de Abril.
O bilhete inclui "transporte grátis de um volume de bagagem de porão até 23 kg", uma mais-valia em relação às companhias de baixo custo, onde é necessário pagar uma taxa (no mínimo cerca de 15 euros até 15 ou 20kg).
Na concorrência low cost, a Ryanair está a anunciar o preço desde 23 euros por trajecto para Lisboa-Ponta Delgada, rota que a easyJet vende desde cerca de 30 euros.
Em volta da liberalização das ligações das duas ilhas ao continente, a TAP reformulou a sua operação para os Açores. Em comunicado, a companhia referia estar a procurar "adaptar-se às novas condições do mercado".
Além dos voos diários para São Miguel e Terceira, a empresa prevê "reforços da oferta nos períodos em que o aumento da procura o justifique". Ao mesmo tempo, o código TAP passou a ser partilhado em todos os voos SATA para Açores.
A decisão mais polémica ficou por conta da Horta e Pico, ilhas que a TAP deixou de servir, passando as ligações a serem feitas "exclusivamente pela companhia açoriana".