Sainer tem 27 anos e é um artista visual polaco que se tem celebrizado internacionalmente com os seus gigantescos e estranhamente familiares murais. É assim também que é apresentado pela Underdogs, a responsável pela presença do criador na capital portuguesa, participante no projecto de arte urbana desta plataforma internacional com base em Lisboa.
A obra mais chamativa de Sainer, da dupla Etam Cru, foi terminada esta semana. Não só precisou de ajuda de grua para chegar ao seu término como é um êxito tanto in loco como na net (multiplicam-se pelas redes sociais as fotos e partilhas).
A exemplo de outros trabalhos pelo mundo, o mural - baptizado de Crossroads (cruzamento, encruzilhadas) - mostra-nos uma cena desenhada e pintada em grande escala, cruzamento entre um qualquer real quotidiano e um ambiente onírico: em grande plano, uma senhora, talvez indo às compras com o seu saquinho (até com design muito moderno), que parece caminhar distraída fumando o seu cigarro com uma boquilha. Por ali, mesclam-se aos seus pés um cão e um pato.
Para admirar "Crossroads" é seguir pela Av. Afonso Costa, entre as rotundas do Areeiro e das Olaias.
A Underdogs, parceira do projecto, é uma plataforma internacional dedicada à arte urbana, que, entre outras iniciativas, também realiza passeios "turísticos" pela cidade seguindo as rotas das artes nas ruas.