Quem quiser encontrar um restaurante, bar, tasca ou café no Porto tem, a partir desta sregunda-feira, uma ajuda preciosa: a aplicação/rede social de informação sobre restaurantes Zomato chegou à cidade, precisamente um ano depois de se ter estreado em Lisboa.
Estão, para já, registados 3500 locais, o que corresponde a cerca de 60% do distrito (que inclui Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos Sul).
Durante três semanas, uma equipa da Zomato andou, de mapa na mão, a percorrer as ruas do Porto e a entrar em todos os cafés e restaurantes recolhendo informações. “É a nossa forma de funcionar”, explica Miguel Ribeiro, director-geral da Zomato Portugal. “É aquilo a que chamamos feet on the street. Depois vamos manchando o mapa, rua a rua, espaço a espaço.”
Calcula que por semana registem em média mil restaurantes, um trabalho que no Porto até aqui foi feito por uma equipa de cinco pessoas, que deverá em breve aumentar para perto de 20. Parte desta equipa alargada trabalhará na área de conteúdos, recolhendo informação na rua, e outra parte ocupar-se-á do marketing e das vendas.
A Zomato vende espaço publicitário, identificado como tal e separado dosrankings dos restaurantes que são estabelecidos apenas a partir das votações dos utilizadores registados na app. Ao mesmo tempo, a equipa de marketing sensibiliza os donos dos espaços da importância de se tornarem “embaixadores” da plataforma, explicando-lhes que quanto mais referências (textos e fotos) de clientes houver mais destacado o local surge nas listas.
O número de locais identificado no Porto ficou abaixo do que tinham imaginado. “Estávamos a prever lançar a aplicação com 5000 espaços depois da cobertura de 60% do território. Acabámos por lançar com 3500 e julgo que quando tivermos 100% do território coberto não ultrapassaremos os 4500”, diz Miguel Ribeiro. E, note-se, a Zomato tem como princípio registar tudo o que existe. “Queremos ser exaustivos e garantir que as pessoas encontram até a mais pequena tasquinha.”
Para o lançamento criaram cinco colecções – Mar à vista, Gelados, Brunches, Pérolas Escondidas e Petiscos – cada uma com mais de 20 estabelecimentos registados. “O nosso objectivo é, tal como fazemos nas outras cidades, ir criando mais colecções até chegarmos às 20 ou 30”. Estas mudam também conforme as épocas ou os pedidos dos utilizadores. Tratando-se do Porto, será inevitável ter uma de francesinhas, mas esperam também que as pessoas que melhor conhecem a cidade sugiram outras (em Lisboa, para além da organização dos espaços por tipos de locais ou de comida surgiram colecções como os “caracóis de corrida” ou “cervejas abaixo de um euro” ou, para o Inverno, os “restaurantes com lareira”).
Quanto a utilizadores, a expectativa da Zomato é elevada. “Há muito tempo que sentíamos uma pressão grande para nos lançarmos no Porto”, conta o responsável. “Tínhamos muitos pedidos e entre ontem [domingo, dia em que a aplicação ficou disponível] e hoje [segunda, dia em que foi anunciada oficialmente] já recebemos 300 opiniões de utilizadores sobre espaços.”