Fugas - notícias

Para muitos portugueses, férias é no Algarve

Para muitos portugueses, férias é no Algarve DR

Férias: Portugueses continuam a preferir Algarve mas Norte e Açores estão em alta

Por Ana Rute Silva

Lá fora, Cabo Verde e Caraíbas dominam escolhas nos pacotes turísticos.

Em meados de Maio, 43% dos portugueses que tencionam gozar férias este Verão já tinham feito as reservas. Entre hoteleiros e operadores turísticos, as perspectivas são optimistas e há mesmo quem registe crescimentos de dois dígitos nas marcações, em comparação com o ano passado. Em 2014, e segundo um estudo do IPDT, Instituto de Turismo, apenas 29% dos inquiridos tinha efectuado reserva antecipada.

“Nota-se uma evolução positiva face ao ano anterior, nomeadamente na venda de férias para os meses de Verão. Junho esteve em linha com os resultados de 2014, mas as reservas para os meses seguintes registam crescimentos significativos, alguns meses com previsões a chegar praticamente aos dois dígitos de crescimento”, diz Margarida Blattmann, directora de marketing e comunicação da Springwater Tourism, empresa que comprou a Espírito Santo Viagens e detém as agências de viagens Top Atlântico. A tendência de crescimento só ficará comprovada depois de fechadas as vendas mas, mesmo prudente, Margarida Blattmann acredita que a “ideia de recuperação económica do país e de estabilidade parece ter influenciado positivamente os portugueses a reservarem férias fora de casa, gerando indicadores de evolução positiva para este ano”.

Nuno Anjos, director comercial do operador turístico Soltrópico, também refere que, face a 2014, há sinais positivos nas reservas, “com os meses de Agosto a obter excelentes taxas de ocupação”. Este cenário “mostra que muitos portugueses já prepararam as suas férias”, destaca.

Na hotelaria nacional, que recebe quer os turistas residentes, quer estrangeiros, as perspectivas também são optimistas. Um inquérito recente aos empresários, realizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), indica que 54% acredita que a taxa de ocupação será superior à do Verão do ano passado. Para 58%, ficará acima dos 58%. Quanto ao preço médio por quarto disponível, 65% estimam que seja superior.

“Tudo indica que vamos ter um óptimo Verão em termos de taxa de ocupação e de preço médio. As perspectivas dos hoteleiros, com base nas reservas efectivas e pré-reservas, confirmam que temos a previsão de um verão que acompanha a tendência do resto do ano”, comenta Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

Além de reflectir maior confiança dos consumidores, a antecipação de reservas também é característica da sazonalidade e de destinos consolidados como o Algarve onde, ano após ano, as taxas de ocupação atingem a percentagem mais elevada do país. Em Julho, mais de 50% da capacidade já está ocupada e há reservas asseguradas até 10 de Setembro, realça Cristina Siza Vieira. Aliás, o nono mês do ano tem vindo a registar crescimentos e começa a estabelecer-se como “um período importante para o Algarve”, ultrapassando os números de Julho. No ano passado, o barómetro da AHP registou uma taxa de ocupação de 79,47% em Julho, 91,49% em Agosto e 81,75% em Setembro. Este ano, três quartos dos hotéis já têm mais de 50% da capacidade ocupada neste último mês.

--%>