Fugas - notícias

  • Wilson Pires, vencedor do Barman do Ano no ano passado
    Wilson Pires, vencedor do Barman do Ano no ano passado DR
  • Cocktail Lady Hilton de Wilson Pires
    Cocktail Lady Hilton de Wilson Pires DR

Barman do Ano despede-se num périplo de cocktails pelo país

Por Fugas

Wilson Pires, vencedor do Concurso Barman do Ano em 2014, despede-se de Portugal num périplo de lés-a-lés e com muito cocktail. São nove bares em nove dias, sempre com um tema diferente a inspirar as bebidas.

Depois de dois anos como chefe de bar no Restaurante Gusto, no hotel Conrad Algarve (em Almancil), Wilson Pires prepara-se para rumar ao Waldorf Astoria de Amesterdão. Mas antes de partir para a nova etapa na capital holandesa, o criador de “Saudade” - eleito melhor cocktail do ano no Lisbon Bar Show 2015 – decidiu despedir-se do país com a iniciativa "Barman do Ano de lés-a-lés".

De 3 a 11 de Outubro, o vencedor da primeira edição daquele galardão (o sucessor será decidido numa final nacional a 10 de Novembro) percorrerá nove bares do país, cada dia com um tema diferente a inspirar as operações atrás do balcão.

A tour, que conta com o apoio da Edições do Gosto, começa em Lisboa, no bar Red Frog e com o tema “tikki”. Segue-se o Mare em Aveiro, no domingo, com cocktails inspirados nos “sabores de Portugal”. Depois, GIN Signature no Porto (tema: “taco y tequilla”), Classe Bar em Famalicão (“loucos anos 20”), PUB em Leiria (“sabor das danças”), Gin Lovers em Braga (“7.ª arte”) e duas noites em Faro, primeiro no Varandas (“moonshiners”) e no sábado no Call In (“artes de rua”). A despedida está marcada para o 5 Lounge, em Lisboa, com inspiração nos “alfaiates do bar”.

Com este périplo de cocktails pelo país, Wilson Pires tem como objectivo “mostrar o trabalho a novos públicos e agradecer a alguns colegas de profissão com os quais se cruzou e competiu nos últimos dois anos”, refere em comunicado.

Algarvio de 25 anos, Wilson Pires soma vários galardões na área da mixologia. Além de ter ganho a primeira edição do Barman do Ano, venceu a competição de Cocktails Vintage e a categoria de melhor cocktail do Lisbon Bar Show; a etapa nacional do Diplomatico World Tour, representando Portugal na final mundial na Venezuela; e o Hilton Worldwide EMEA Mixologist of the Year.

--%>