Fugas - notícias

  • Nicolas Lemonnier
  • Nicolas Lemonnier
  • Nicolas Lemonnier
  • DR

Viajar com um chef e um escritor pelo mundo do salmão

Por Por Bárbara Wong

Henrique Sá Pessoa e José Luís Peixoto são dois dos autores do livro 'A Viagem do Salmão', uma viagem da pesca à mesa, entre grandes imagens e receitas.

O desafio foi feito pela Norge, conhecida pelo bacalhau e pelo salmão da Noruega: pegar num chef, num escritor e num fotógrafo e pô-los a viajar pelo mundo do salmão. Onde se pesca? Onde se come? Como se come? É um périplo em forma de livro – que reúne o chef Henrique Sá Pessoa, o escritor alentejano José Luís Peixoto e o fotógrafo francês Nicolas Lemonnier, especialista em imagem de alimentação e lifestyle – e chama-se A Viagem do Salmão, editado pela Casa das Letras.

Este é um livro que vive da imagem e começa em Portugal, segue para a pesca do salmão na Noruega e termina nos mercados japoneses, sem esquecer os restaurantes onde se come e a forma como é cozinha em diferentes partes do mundo. Quando se abre este livro com mais de 200 páginas, o cheiro a tinta é proporcional à quantidade de imagens.

Mas é também uma edição que vive dos textos de Peixoto, que se estreou na literatura de viagem com um livro sobre a Coreia do Norte, Dentro do Segredo. E vive ainda, claro, das receitas de Sá Pessoa. Mas não só.

O chef – que descobriu o gosto pela culinária numa palestra na conhecida escola de gastronomia Cordon Bleu, trabalhou um pouco por todo o mundo e abriu recentemente um novo Alma, no coração da capital  – põe-se a caminho, faz sugestões de como cozinhar este peixe cor-de-laranja, em cerca de quatro dezenas de receitas, e convida outros profissionais a fazê-lo. Não só os dos países por onde viajam, mas também os portugueses. Os convidados em território nacional são, entre outros, Miguel Laffan, estrela Michelin no L’AND, em Montemor-o-Novo, Rui Paula, do DOC do Porto  e Daniel Rente, um dos mais conceituados sushi chef.

Título: A Viagem do Salmão
Autores: Henrique Sá Pessoa, José Luís Peixoto e Nicolas Lemonnier
Editora: Casa das Letras
PVP: 22,90

--%>