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    O A300-200 DR/TAP
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  • "A nova TAP é uma realidade" lê-se na comunicação DR

TAP recebe dois novos aviões para o longo curso

Por Fugas

Mais novidades na TAP: companhia confirma agora dois novos A330-200 "para acelerar expansão na América do Norte".

Companhia aérea anunciou a aquisição de dois novos Airbus para a sua frota de longo curso, que passa a contar com 20 aparelhos. A integração dos novos A330-200 será feita "até Junho" .

Os dois novos aviões chegam "em regime de leasing operacional" e faziam parte da frota da Azul, a companhia brasileira do novo accionista da TAP David Neeleman, adianta a Reuters, não tendo porém chegado a voar pela empresa já que se destinavam a uma rota, que não avançou, para Nova Iorque. É o mesmo sistema que foi anunciado para a "renovação total da frota regional que vai operar ao serviço da TAP Express" (que a partir da Primavera substitui a PGA-Portugália).

O objectivo, adiantou a empresa, é "acelerar" os "planos de forte expansão" para os Estados Unidos, país onde prometem "promover Portugal como destino turístico de excelência e Lisboa como porta de entrada privilegiada dos norte-americanos no continente europeu". Neeleman prometeu recentemente o reforço da operação norte-americana da companhia, incluindo com novos destinos. 

Num comunicado encabeçado pelo lema "A nova TAP é uma realidade", a companhia adianta que será anunciado em breve "o plano específico de expansão" nos EUA. "A TAP", garantem, "iniciou já os processos para obtenção das necessárias autorizações por parte das autoridades aeronáuticas e aeroportuárias". 

"A aceleração dos planos de expansão nos Estados Unidos está ligada ao arrefecimento económico que se está a verificar em alguns dos principais mercados internacionais da TAP, como o Brasil ou Angola", lê-se ainda no documento.

Os A330-200 que vêm aí

As aeronaves "totalmente renovadas com novas cadeiras, sistemas de entretenimento, galleys [a zona de guarda de refeições e outros materiais], casas de banho e iluminação" têm capacidade para 271 passageiros, 20 em Executiva, 104 em Economy Plus e 147 em Economy. Segundo a empresa, "antecipam a configuração para a qual será convertida toda a actual frota A330-200 da TAP, que tem início no primeiro semestre de 2017".

A cabina "apresenta 20 cadeiras totalmente 'lie flat' a Stelia Solstys em Classe Executiva" - i.e., recostam por completo tornando-se "camas" - e novas cadeiras em Económica com bons espaçamentos. A empresa garante ainda as "mais evoluídas soluções áudio e vídeo". 

A chegada dos aparelhos junta-se a outros investimentos "em curso na nova TAP", segundo resume a empresa: "encomenda de 53 novos aviões Airbus, 60 milhões de euros na modernização dos interiores da actual frota, 11 milhões na introdução de dispositivos sharklet [dispositivos que permitem ganhos na aerodinâmica] em 12 aviões da família A320 e aumento e renovação total da frota regional TAP Express, avaliada em 400 milhões de euros".

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