Fugas - notícias

  • DR/instagram.com/mariaanavcc
  • DR/Loco
  • DR/Loco
  • DR/Loco

Prémio internacional de design para parede de azulejos em restaurante de Lisboa

Por Lusa

O trabalho no Loco, do chef Alexandre Silva, valeu à ceramista Maria Ana Vasco Costa um galardão Surface Design.

A ceramista Maria Ana Vasco Costa recebeu esta quinta-feira, em Londres, um dos prémios Surface Design, que distingue o design de paredes interiores e exteriores, pela parede de azulejos que criou para decorar o interior de um restaurante lisboeta.  

O prémio, na categoria de retalhistas para as superfícies interiores, distinguiu a parede de azulejos tridimensionais brancos, em forma losangular, no restaurante Loco, de Alexandre Silva, cujo espaço foi idealizado pelo arquitecto João Tiago Aguiar.    

"Fico contente pelo reconhecimento", disse a artista à Lusa, em Londres, onde se deslocou para assistir à cerimónia. Estava entre os três finalistas mas não sabia se o seu projecto era o premiado.  

A distinção, salientou, é "importante porque dá valor à criação artística" e porque promove uma tradição, não só portuguesa mas também inglesa, da cerâmica vidrada em paredes, sobretudo exteriores. 

Maria Ana Vasco Costa contou como os azulejos foram criados à medida para este projecto, e produzidos de forma artesanal. "Têm uma imprevisibilidade que faz com que todos sejam diferentes. Este prémio traz também um potencial para a cerâmica com características artesanais", saudou.

Maria Ana Vasco Costa, que no ano passado foi finalista do Mostyn Open, um prémio promovido pelo maior museu de arte contemporânea do País de Gales, os azulejos são uma vertente do seu trabalho artístico. 

Formada em arquitectura, começou a carreira em ateliês de arquitectos como David Adjaye e Terence Conran, entre 2004 e 2008, tendo mais tarde, em 2009, frequentado a escola de artes visuais Ar.Co, em Lisboa, onde leciona atualmente.

--%>