É um ano, como já sabíamos, em que se batem recordes de nomeações para os World Travel Awards dedicados ao continente europeu, com 88 candidatos em Portugal entre as diferentes categorias a jogo.
Uma das novidades são os Passadiços do Paiva. Na sua categoria - Projecto de Desenvolvimento Turístico do ano -, competem com os planos da Costa Navarino, na Grécia, e com o Percurso de Água, Indústria e Artesanato de Bydgoszcz - o TeH2O -, na Polónia. Os prémios estão em votação pública online no site oficial até 17 de Julho.
O projecto dos passadiços foi inaugurado em 2015 no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, e consiste numa estrutura de 8km que se tornou um êxito tanto em termos de atenção mediática como de visitas turísticas. Permite um belíssimo passeio pelas margens do rio Paiva, cercados por uma paisagem natural admirável. Chegou a sofrer um incêndio pouco depois da estreia, obrigando a novas obras.
Em segundo ano, os Passadiços do Paiva reabriram a 15 de Fevereiro com a entrada a deixar de ser gratuita e passando a ter o custo (para quem não resida no concelho) de 1 euro, mantendo-se cerca de 1km da estrutura com acesso livre. Para aceder é necessário reservar online, para que possa ser gerida a afluência ao percurso, existindo funcionários no local para confirmar a passagem.
No ano passado, os passadiços tiveram cerca de 7000 visitantes por dia. Com o novo sistema, o acesso é limitado a 3500 visitas diárias.
Consiga ou não uma vitória sobre a concorrência grega (Navarino) ou polaca (TeH20), o certo é que a candidatura dos passadiços implica desde logo uma maior projecção mediática a nível europeu.
passadicosdopaiva.pt | facebook.com/passadicosdopaiva.pt