Um menu cuja inspiração é o café foi o desafio proposto pela Nespresso a vários chefs. As Gourmet Weeks tiveram a sua primeira edição há um ano e agora regressam com mais chefs e restaurantes. De 29 de Abril a 26 de Maio, em Lisboa, Porto e Algarve.
Ao todo são oito chefs "anfitriões". Chamam-se assim não só porque recebem os clientes nos seus restaurantes para experimentar uma ementa toda dedicada ao café; mas também porque convidam outro companheiro de profissão para que os acompanhem neste desafio, criando a quatro mãos esse menu.
Os chefs escolhidos foram: André Silva, do restaurante Largo do Paço, no Porto, que convidou João Oliveira; Henrique Sá Pessoa, do Alma, em Lisboa, que vai trabalhar com Pedro Lemos; Heinz Beck, do Gusto, na Quinta do Lago, no Algarve, a que se juntará Ricardo Costa. Este mesmo chef convidou Joachim Koeper para o seu The Yeatman, no Porto. Por sua vez Tiago Bonito do Lisboeta vai trabalhar com Arnaldo Azevedo; Henrique Leis convidou para o restaurante com o seu nome, no Algarve, Guy Doré. Vítor Matos e Rui Silvestre vão receber no Antiqvvm, no Porto; e em Lisboa João Rodrigues e Alessandro Negrini vão trabalhar no Feitoria.
Um pequeno exemplo do que os clientes poderão provar foi apresentado na quinta-feira à noite, em Lisboa, num evento para a comunicação social. Assim, os chefs Vítor Matos e Ricardo Cardoso apresentaram para entrada um parfait de foi egras des Landes com Espresso origem Brazil, Moscatel do Douro, balsâmico velho e enguia fumada; e uma espuma de maçã da Beira Alta, gel de sabugueiro e pó de pinhões tostados. João Rodrigues propôs sapateira, cebola, flor de limoeiro e ristretto. André Silva pensou no prato de peixe e escolheu salmão, gambas rosa, daycon melancia, caviar e Lungo Leggero. A Ricardo Costa coube o prato de carne e propôs presa assada na brasa, presunto, molho de feijoada, bola de morcela e ristretto; e a Tiago Bonito e a Henrique Sá Pessoa coube a sobremesa – o primeiro apresentou um pastel de nata com um ristretto e um cheirinho; o segundo revelou uma trufa de chocolate e expresso decaffeinato.
O menú de todos os restaurantes inclui aperitivo, entrada, dois pratos principais, um de carne e outro de peixe e sobremesa. O seu custo é definido por cada restaurante que tem um único dia para apresentar esta ementa. No resto do período da Gourmet Weeks um dos pratos permanecerá na ementa, mas não todo o menu.
O objectivo deste desafio é mostrar que o café não precisa de ser bebido apenas numa chávena, mas que é uma bebida que pode ser usada na cozinha de maneira criativa.