As boas notícias não param de chegar para o português Frederico Ribeiro e a sua mulher e sócia, Elena Liao. Depois de a revista Saveur ter eleito um dos seus doces como “o melhor biscoito de Nova Iorque”, a casa de chá de Frederico e Elena, a Té Company, em West Village, está entre os 50 nomeados para melhores novos restaurantes dos Estados Unidos em 2016.
Desta vez a escolha é da influente revista Bon Appétit, que anualmente escolhe as melhores novidades no universo da restauração – no próximo dia 16 será conhecida a lista dos dez primeiros, o chamado Hot 10, e o grande vencedor. Em Nova Iorque, os jornalistas e críticos da revista encontraram apenas dois locais merecedores de constarem na lista e um deles é a discreta Té Company, um espaço de 38 metros quadrados, com apenas quatro mesas.
O projecto nasceu a partir de uma ideia de Elena, que é natural de Taiwan e que sonhava ter uma sala de chá especializada no chá Oolong. Quando, em Abril, a Fugas conversou com Frederico a propósito do “melhor biscoito”, ele explicou que este é um chá “semi-oxidado, situando-se entre o verde, não oxidado, e o vermelho ou preto, completamente oxidado” e pouco conhecido pelo público norte-americano.
Frederico, que antes trabalhou no restaurante nova-iorquino Per Se (três estrelas Michelin) juntou-se ao projecto de Elena e começou a cozinhar pequenos pratos para acompanharem o chá. Foi aí que surgiu o biscoito de ananás que encantou a Saveur, mas o resto da comida também não passou despercebida – inicialmente apenas aos almoços, mas agora também com jantares duas vezes por mês. A cozinha de Frederico, com produtos frescos de mercado, é descrita pela imprensa especializada como “ibérica” e, por exemplo, a New York Magazine destaca a tortilha de batata e a açorda à alentejana.
E assim, três meses depois de um biscoito ter chamado as atenções para a casa de chá, chega a distinção da Bon Appétit para comprovar que o charme discreto da Té Company está mesmo a conquistar os nova-iorquinos.