Fugas - notícias

Estátua do navegador português Diogo Cão, em Cacheu

Estátua do navegador português Diogo Cão, em Cacheu JOE PENNEY/Reuters

Três anos depois, TAP regressa à Guiné-Bissau

Por Lusa, Fugas

A TAP não voa para Bissau desde 2013, após incidente com o transporte de 74 passageiros sírios que pediriam asilo em Portugal. Os voos já estão à venda desde 426 euros (ida e volta).

A transportadora aérea Portuguesa (TAP) retoma os voos regulares e directos entre Lisboa e a capital da Guiné-Bissau a partir de 1 de Dezembro.

A TAP deixou de voar para a Guiné-Bissau desde, a 10 de Dezembro de 2013, uma tripulação da companhia portuguesa foi obrigada a transportar para Lisboa, a partir do aeroporto de Bissau, 74 passageiros nacionais da Síria, mas que viajavam com documentação que se revelara falsa.

A tripulação alegaria que foi forçada a transportar aqueles passageiros que acabariam por pedir asilo em Portugal. O Governo português classificou como "acto semelhante ao terrorismo" o embarque forçado dos passageiros e exigiu explicações detalhadas às autoridades de então em Bissau.

A Guiné-Bissau era dirigida na altura daqueles acontecimentos por um governo de transição saído de um golpe militar. Foi realizado um inquérito cujas conclusões não foram tornadas públicas, mas do processo não houve nenhuma diligência judicial na Guiné-Bissau.

Sem ter as devidas explicações e considerando que não existiam condições de segurança, a TAP decidiu pura e simplesmente, a 11 de Dezembro de 2013, pela suspensão das suas operações para a Guiné-Bissau evocando "grave quebra de segurança" no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

A ligação aérea entre Bissau e Lisboa, passando por Casablanca, em Marrocos, com uma escala de várias horas, passou a ser feita pela companhia Royal Air Maroc, com voos todos os dias com excepção às quartas e sextas-feiras.

Em Novembro de 2014, a companhia privada portuguesa, EuroAtlantic iniciou as suas operações regulares, ligando, com voos directos, Lisboa e Bissau, inicialmente com um voo semanal e mas tarde aumentado para dois.

Voos: às quintas e sábados, no sentido Lisboa-Bissau, com partida às 21h50 e chegada às 2h. No regresso, os voos saem de Bissau às sextas e domingos às 2h50 com chegada a Lisboa às 6h.

Promoção: No seu site, a TAP anuncia preços promocionais desde 426 euros por ida-e-volta à partida de Lisboa (com mínimo de estada da noite de sábado ou quatro dias e máximo de estada de um mês).

Turismo: Secretaria de Estado do Turismo (GB)

Segurança e infos: Portal das Comunidades Portuguesas (PT)

--%>