Les Menuires, França
www.lesmenuires.com
Pelos Alpes franceses, as propostas são amplas. E o domínio 3 Vallées, que inclui as afamadas Courchevel e Méribel assim como a radical Val Thorens, pode muito bem ser a cereja no topo de quem ama as artes do esqui. No entanto, a fama paga-se. E bem. Mas há ainda estâncias neste domínio onde se consegue ficar por preços menos intergalácticos. É o caso de Les Menuires, onde facilmente se encontra um aparthotel a preços terrestres. Já o custo dos passes não pode ser classificado como económico: 43,20€, por dia. Mas as compensações estão à vista: qualidade de neve, dezenas de meios mecânicos e fácil acesso às restantes estâncias. Nesta época, abre de 10 de Dezembro a 21 de Abril.
Manzaneda, Espanha
www.manzaneda.com
A 250km do Porto, Manzaneda, na Galiza, cumpre as mesmas funções da “nossa” Estrela — uma boa e barata escapada de fim-de-semana —, sofrendo dos mesmos constrangimentos: frequentes intempéries e ventos fortes. Mas nada como dar uma olhadela às previsões meteorológicas antes de partir. Porque há 23 pistas para deslizar, 5km de esqui de fundo e um snowpark para tropelias brancas. No après-ski, há piscina coberta climatizada, spa, pavilhão desportivo e, claro, restaurantes, bares e discotecas pela noite dentro. Os passes de um dia custam entre 17 e 22 euros. As pistas já se encontram abertas e o funcionamento prolonga-se até finais de Março / início de Abril (encerramento dependente das condições de neve)
Pal-Arinsal, Andorra
www.vallnord.com/pal-arinsal
Já lá vai o tempo que Andorra não só era sinónimo de poupança como ainda se conseguia trazer produtos a baixo preço. Mesmo assim, ainda se consegue fazer algumas compras simpáticas no principado, além de que é possível a viagem de carro sem grandes cansaços. Além do mais, em Pal-Arinsal já se pode limpar as teias de aranha aos esquis, não esquecendo o facto de se estar na estância andorrana por excelência para iniciar os mais novos na prática de esqui. O passe diário custa desde 35€. Abre a 2 de Dezembro; encerra a 17 de Abril.
San Isidro, Espanha
www.san-isidro.net
Começou por ser uma pequena estância da Cordilheira Cantábrica, mas ao longo do tempo tem vindo a modernizar-se e a crescer o suficiente para rivalizar com outras mais conhecidas, mantendo os preços baixos: um dia custa entre 18 e 25 euros. Actualmente, oferece 31 pistas balizadas, um circuito de três quilómetros para esqui de fundo e um snowpark. Os meios mecânicos disponíveis são 16, com capacidade para transportar até 15.800 pessoas por hora. Além do mais, a mais de meia centena de canhões de neve de alta pressão é garantia de piso escorregadio ao longo da temporada. Fora das pistas, há muito para visitar, como a povoação medieval Puebla de Lillo ou Cofiñal, lagos glaciares ou um espantoso Museu da Fauna Selvagem, com espécies de todo o mundo. A abertura está prevista para 1 de Dezembro, estando o fim da estação dependente das condições meteorológicas.
Sierra de Béjar-La Covatilla, Espanha
www.sierradebejar-lacovatilla.com
Em Béjar há 11 pistas balizadas de diferentes dificuldades e que poderão agradar a esquiadores sobretudo intermédios. Mas há algo melhor e destinado a quem domina com mais arte os bastões: 12 pistas naturais, que se encontram sinalizadas mas nas quais não há qualquer interferência humana ou mecânica. Além disso, a beleza dos trilhos off-piste permanece como um dos pontos fortes da estância. No après-ski, destaca-se o crescente sector do turismo de saúde com os banhos termais no Balneário Romano de Baños de Montemayor. Os preços dos passes diários oscilam entre os 20 e os 29 euros.