Quando ir para onde?
Dezembro – o mês divide-se em dois: pré e pós Natal. Com a maioria das férias escolares pela Europa a arrancarem na semana do Natal e com as crianças portuguesas já a gozarem férias desde dia 17, o fim-de-semana de 18 e 19 é uma excelente altura para aproveitar resorts mais calmos e ainda com tarifas de baixa estação. Em França aposte-se em Val Thorens, Tignes, Val d'Isère ou na Les Deux Alpes.
Janeiro – já se pode viajar com alguma segurança de boa neve para destinos mais próximos. As estâncias que começam no primeiro mês do ano a oferecer bons mantos: em Andorra, Arinsal e Soldeu; na Áustria, St Anton e Zell-am-See; em França, Les Arcs, 3 Vallées, Évasion Mont-Blanc; na Suíça, St Moritz.
Fevereiro/Março – são os meses de excelência para esquiar; a neve é garantida e o tempo mais convidativo a actividades ao ar livre (além de o risco de nevões diminuir). Na Áustria, Kitzbühel e St Anton; em França, Avoriaz e La Plagne; em Itália, Cortina d'Ampezzo e Sestriere; em Espanha, Baqueira-Beret e Sierra Nevada; na Suíça, Andermatt
Abril – o sol começa a derreter os mantos nas cotas mais baixas, mas as estâncias de altitude mantêm as condições para satisfazer quaisquer caprichos. Em França, voltam a reinar Val d'Isère/Tignes, Les Deux Alpes, Val Thorens, Les Arcs, La Plagne; na Suíça, volta a ser Zermatt.