Luxo branco
Se há quem se preocupe em controlar os custos na altura de encontrar uma estância de esqui para uma escapada de Inverno, também há os que não se privam dos luxos que o mundo da neve proporciona. E há estâncias que, para lá da qualidade indiscutível da neve e dos meios, esbanjam charme. Nelas facilmente nos podemos cruzar com grandes esquiadores e com estrelas de todos os quadrantes.
Aspen, EUA
www.aspensnowmass.com
Detalhe importante: Aspen tem mais de 300 dias de sol por ano. Depois disto, tudo o resto é mais-valia para esta estância no estado norte-americano do Colorado. Sinónimo de elegância, ricos e famosos, Aspen oferece opções únicas de luxos vários. Além de permanecer no topo das preferências de celebridades. Com o cenário ideal, de cidadezinha-neve, protegida pelas suas quatro montanhas e floresta, é feita de ruas charmosas num centro em que se perfilam edifícios históricos. Para dar uso aos esquis há mais de trezentas belas pistas. Além da afamada neve, há centenas de lojas de topo, galerias de arte, restaurantes, bares e, claro, muitas jóias hoteleiras. De 10 de Dezembro a 9 de Abril.
Cortina d'Ampezzo, Itália
www.cortina.dolomiti.org
Famosa por ter servido de cenário a filmes como 007 – Missão Ultra-Secreta ou A Pantera Cor-de-Rosa, Cortina d'Ampezzo, no centro dos escarpados montes Dolomitas, mantém o pitoresco alpino, mas está ao nível das melhores estâncias europeias (140km de pistas para todos os gostos, com acesso ao grande domínio Dolomiti Superski, que inclui mais onze estâncias num total de 1100km de pistas). Abriu a 18 de Novembro e encerra a 1 de Maio.
Kitzbuhel, Áustria
www.kitzbuehel.com
Por aqui, charme e romantismo são as palavrinhas mágicas. O pitoresco da cidadezinha medieval austríaca, aos pés do Hahnenkamm (com a pista homónima, a mais rápida e difícil do circuito mundial de esqui), atrai anualmente aficionados do esqui. A não perder o teleférico-gôndola (3S) que liga os picos de Pengelstein e Wurzhöhe e cruza o vale de Saukasergraben (400m de fundura). Ponto alto do calendário é a vertical e lendária corrida Hahnenkamm (17 a 22 de Janeiro). Abriu a 22 de Outubro; encerra a 1 de Maio.
St. Moritz, Suíça
www.stmoritz.ch
Não só é das mais luxuosas estâncias do mundo como é também a mais antiga, com século e meio de história, oferecendo hotelaria de sonho, restauração de topo, lojas sumptuosas, infra-estruturas e pistas de qualidade olímpica. E, integrada no maior domínio esquiável da Suíça, o Engadin, tem à disposição mais de 350km de pistas perfeitas em idílico cenário Alpes suíços, com direito ao espelho dos lagos gelados — e sol quase todos os dias (322 em média). O après-ski tem, naturalmente, sabor a champanhe e é quase obrigatório, porque este é mesmo sítio para ver e ser visto. A época arrancou a 26 de Novembro e as pistas encerram a 2 de Abril.
Whistler Blackcomb, Canadá
www.whistlerblackcomb.com
Situada na Colúmbia Britânica, eis uma verdadeira estância cinco estrelas (e uma das maiores do mundo) com garantia de qualidade de neve, pistas para todas as capacidades (incluindo provas duras para os mais peritos) e excelentes infra-estruturas, incluindo alguns dos mais high-tech meios mecânicos do mundo - caso da Peak 2 Peak Gondola, o teleférico mais alto e mais longo do mundo, com direito a recorde do Guinness. Para o derradeiro luxo, é optar por um hotel-castelo, o Fairmont Chateau Whistler Resort. Começou a receber esquiadores a 23 de Novembro e encerra apenas a 22 de Maio.