Fugas - notícias

Nuno Ferreira Santos

Continuação: página 2 de 3

Não faltam Aldeias de Natal, feiras e concertos na região de Lisboa para celebrar a época

A Vila de Natal em Cascais, no Parque Marechal Carmona, é uma das opções do município com animação para toda a família. Até ao dia 1 de Janeiro, é possível visitar e passear pelo parque onde se encontra o Bosque Encantado, a Casa do Pai Natal, a Casa de Duendes, o Comboio Mágico, o Carrossel Parisiense e a Pista de Gelo, entre outras atracções disponíveis.

Já em Loures, o Pavilhão Paz e Amizade recebe o “Festival de Natal”, com artesanato, ma feira de queijo, fumeiro e doçaria e ainda insufláveis, o trono do pai Natal e animação musical. Da programação para os próximos dias fazem parte workshops de bombons para as crianças, nos dias 17 (às 10h e 14h) e 18 (12h e 18h). Ainda no domingo, o Rancho Folclórico e Etnográfico do Cabeço de Montachique actua às 17h e ainda há a Gincana Solidária no Parque Adão Barata.

A pensar nas férias dos mais jovens, a Moita oferece um conjunto de iniciativas marcadas para os dias 17 a 23 de Dezembro, da qual fazem parte Sábados a ler em família, sessões de cinema infantil – numa extensão do Festival Play, Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa –, oficinas de expressão dramática nas férias de Natal, “Hora e Meia de Diversão nas férias de Natal” e “Ateliê de Natal”. Cada iniciativa requer inscrição prévia. Já no próximo sábado, dia 17, acaba o Ciclo de Música com o Concerto de Natal “Uma Viagem Através da História do Natal e da Música para voz e piano” com a soprano Ana Leonor Pereira. O início está marcado para as 16h. A exposição “Símbolos de Natal – os seus significados”, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, está aberta ao público até ao último dia do ano.

No Montijo, a Praça da República oferece as principais animações desta época festiva, em especial a exposição “Presentes e Afectos”, que vai vender produtos elaborados por utentes de instituições de solidariedade social durante o dia 17, entre as 10h e as 13h; também haverá a recriação do Presépio Vivo pelo agrupamento de Escuteiros do Montijo, no fim-de-semana de 17 e 18.

O Natal chega também ao Terreiro D. João V, em Mafra, o palco da maior parte das actividades para a família nesta época. É aí que vai decorrer a Feira de Natal, o Carrossel, a Oficina do Pai Natal, concertos, jogos de Natal e muita animação de rua. Para domingo, dia 18, às 16h, está marcada a peça de teatro infantil “A Feiticeira de Oz, Outra Vez…” no Auditório municipal Beatriz Costa e, às 17h30, há “Contos de Natal” no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra. O concelho recebe ainda um ciclo de concertos de Natal. Na próxima sexta-feira, dia 16, às 21h30, o Grupo Coral de Queluz actua na igreja de São Paulo (na Malveira) e, à mesma hora, na igreja de São Miguel do Milharado, actua o Coral Públia Hortênsia. Na noite seguinte, também às 21h30, a Igreja de São Simão e de N.ª Senhora do Ó (no Carvalhal) recebe os Studio Conducere, e na Igreja de São Silvestre do Gradil o público vai poder assistir ao espectáculo do Coro Santo Inácio. Este ciclo de concertos encerra no Domingo à tarde, às 16h, com o Coro Regina Coeli de Lisboa na Igreja de N.ª Senhora da Oliveira (em Sobral da Abelheira).

--%>