Fugas - notícias

Nuno Ferreira Santos

Ljubomir Stanisic vai liderar viagens enogastronómicas

Por Fugas

O chef executivo do restaurante 100 Maneiras, em Lisboa, e a mulher, Mónica Franco, vão recomeçar o projecto Papa-Quilómetros, agora enquanto guias de viagem enogastronómicas de luxo (e com muitas estrelas Michelin).

A ideia é conduzir “grupos exclusivos de dez pessoas” por alguns dos locais visitados durante o périplo em família que, em 2014, deu origem ao livro Papa-Quilómetros Europa. Sempre com tónica acentuada na cultura gastronómica de cada lugar, dos produtos locais às receitas tradicionais, dos restaurantes aos produtores e cozinheiros.

Para já estão agendadas “quatro viagens enogastronómicas anuais”, realizadas em parceria com a agência Cosmos. Enquanto Ljubomir guiará os participantes, Mónica "registará o resultado destas incursões em reportagens e filme-documentário".

O primeiro destino anunciado é San Sebastian, no País Basco, escolhido não só por ser “um dos lugares com mais restaurantes estrelados por metro quadrado”, como “por fazer parte da história pessoal” do casal, anunciam.

Durante cinco dias, Ljubomir e Mónica guiam os participantes por restaurantes premiados (o programa soma dez estrelas Michelin) e levam-nos “a conhecer chefs de cozinha que desenvolvem um trabalho notório - e notável - no âmbito da gastronomia mundial”, mas também a percorrer as ruas da cidade espanhola para “descobertas mais frugais e inusitadas” e, claro, a visitar mercados, hortas, sidrerías e vinhedos de produção de txakoli (um vinho branco típico da região).

O programa inclui refeições em cinco restaurantes galardoados: Arzak e Azurmendi (ambos com três estrelas Michelin), Mugaritz (duas estrelas), Asador Etxebarri e Nerua (ambos com uma estrela Michelin). Mas passa igualmente por uma noite de périplo pelos "melhores e mais famosos bares de pintxos da cidade", uma manhã de pesca à cana de atum e anchovas em mar alto ou uma tarde de visita ao Museu Guggenheim Bilbao.

No terceiro dia de viagem, Ljubomir toma ainda as rédeas da cozinha da escola San Sebastian Food num live cooking para o grupo, no qual preparará os pratos que constituirão o almoço, confeccionados com produtos locais (e o auxílio dos participantes).

A viagem decorre de 19 a 23 de Abril e custa entre 4560€ e 5300€, dependendo da escolha do hotel (quatro ou cinco estrelas) e do quarto (duplo ou individual). O preço inclui bilhetes de avião, alojamento e todas as refeições e actividades integradas no programa.

--%>