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O Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia é uma das novas atracções que o Turismo de Portugal está a

O Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia é uma das novas atracções que o Turismo de Portugal está a "vender" na América Latina Enric Vives-Rubio

Na feira de luxo de São Paulo não se consegue ignorar Portugal

Por Andreia Marques Pereira, em São Paulo

A nova jóia da coroa da hotelaria de São Paulo, o Palácio Tangará, recebeu a cerimónia de abertura, mas é no Pavilhão da Bienal que se fazem os negócios da Travelweek São Paulo. Entre 450 expositores, 35 vêm de Portugal. O Turismo de Portugal teve direito a apresentação aos jornalistas.

Um dos topos do Pavilhão da Bienal do Ibirapuera em São Paulo (Brasil) tornou-se, por estes dias, um canto português: há bancos e mesas que são “rolhas”, há pranchas de surf, há bicicleta, há um quiosque e “esplanada”, com café Delta e pastéis de Belém em miniatura, há fotografias a comporem um mosaico, e do tecto pendem guarda-chuvas coloridos – e é um pouco de Águeda (onde se realiza o festival Umbrella Sky Project) aqui instalada, enquanto lá fora até chove neste Outono paulista. “Portugal é para se sentir”, lê-se numa das paredes. É, pelo menos, impossível de não se ver – o lounge do Turismo de Portugal é o maior desta Travelweek São Paulo, feira de turismo de luxo, onde se fazem representar, até dia 28 de Abril, 35 marcas portuguesas, incluindo seis das sete regiões do país.

A inauguração, no dia 25 de Abril, não podia ter tido melhor cenário: o Palácio Tangará, a jóia da coroa da hotelaria de São Paulo (alguma imprensa brasileira atribui-lhe seis estrelas - um superlativo, claro, já que cinco são o máximo) que abre ao público no próximo dia 10 de Maio. Mas o trabalho a sério começou dia 26, já, então, no Pavilhão da Bienal: numa feira apenas para profissionais – fornecedores, por um lado (hotéis, cadeias ou boutique em maioria esmagadora, alguns turismos nacionais, companhias aéreas e de cruzeiros, por exemplo, representando mais de 30 países e o que de mais luxuoso se oferece na área do turismo) e agências de viagem de elite por outro – espera-se que até 28 de Abril, último dia, se realizem 25 mil reuniões de negócios.

E num evento onde 450 expositores disputam a atenção dos compradores, o director do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, Filipe Silva, veio apresentar aos jornalistas um país ao qual não se pode escapar, que não se pode ignorar: “#cantskipportugal”. E porquê? Pois os motivos são vários e a sua enumeração começou “pela localização estratégica” de Portugal e pelo “aumento dos voos da TAP para a América do Norte e do Sul, Europa, também África e, em breve, China” – no caso do Brasil, “há ligações aéreas entre 11 cidades brasileiras e Lisboa e Porto”.

Transportes e TAP aparte, o que é que Portugal oferece, então, ao turista de luxo da América Latina e do Brasil em particular? A oferta vai desde as novas atracções como o MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, não só pelas três áreas que aborda como pela própria arquitectura do edifício, à tradicional dicotomia vinho e gastronomia, com a mais-valia, sublinhou Filipe Silva, de Portugal ter neste momento 21 restaurantes no Guia Michelin, contabilizando no total 26 estrelas, e de a qualidade dos vinhos ter vindo a aumentar significativamente. Porém, também não se pode ignorar a cultura (novo tema, nova hashtag – a mesma base “can’t skip”) e aqui os exemplos foram a Casa da Música (Porto) e, “porque a cultura não é só nas cidades”, a “marca” 365 Algarve que aglutina a programação cultural de uma região “mais conhecida pelas praias” e que tenta, desta forma, “combater a sazonalidade”.

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