Fugas - notícias

  • Adriano Miranda
  • DR
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda

Feitoria do Cacao tem uma das melhores tabletes de chocolate do mundo

Por Fugas

Chocolate produzido em Aveiro foi distinguido com medalha de prata nos Academy of Chocolate Awards.

É feita numa loja-oficina em Aveiro, pelas mãos da portuguesa Susana Tavares e da japonesa Tomoko Suga, com grãos de cacau vindos da Nicarágua. A tablete de chocolate Nicarágua Nicalizo 76% acaba de conquistar uma medalha de prata nos prémios promovidos pela Academy of Chocolate, uma associação criada por chocolateiros britânicos em 2005 e que distingue anualmente "alguns dos melhores chocolates do mundo".

A tablete produzida pela Feitoria do Cacao já tinha recebido este ano a medalha de ouro no Concurso Nacional de Chocolates Tradicionais. Agora foi a única portuguesa distinguida pela nona edição da competição internacional, integrando o leque de 50 tabletes galardoadas com a medalha de prata na sub-categoria de barras de chocolate com menos de 80% de cacau. Entre as quatro grandes categorias do concurso - barras, pastas, bebidas e chocolates recheados - há centenas de marcas premiadas (algumas com várias iguarias galardoadas nas diferentes secções).

De acordo com o site da Feitoria do Cacao, o chocolate galardoado é "castanho claro", com “boa acidez e um aroma muito maduro que faz lembrar frutos secos, como passas, ameixas ou tâmaras”. No final, “deixa o tanino suave com uma nuance de madeira tostada”. Para a “harmonização perfeita”, a fábrica de produção artesanal sugere ainda um “vinho do Porto tawny, vinho da Madeira ou brandy” para acompanhar. Uma tablete de 50g custa 5,50€.

A Feitoria do Cacao nasceu em Dezembro de 2015, depois de uma viagem de Susana e Tomoko a São Tomé e alguns meses de pesquisa e experimentação. Na loja-oficina de Aveiro, criam vários tipos de chocolate, dos grãos de cacau – que torram e moem em mós de pedra – à tablete final.

--%>