Pela primeira vez, a Restaurant Week tem presença simultânea em quase todo o país. De 14 a 24 de Março, 151 restaurantes em 14 distritos oferecem menus de autor a 20€. Mas os números fora de Lisboa ou Porto são quase simbólicos: só o distrito de Lisboa conta com quase uma centena das casas participantes.
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Depois de Lisboa, Porto, Cascais e Loulé já se terem habituado às suas Restaurant Weeks, o evento ganha, pela primeira vez, dimensão nacional. A primeira edição do Portugal Restaurant Week acontece de 14 a 24 de Março em 151 restaurantes de norte a sul do país. No mapa, mesas nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Vila Real e Viseu. Mas, na verdade, o evento está muito focado nos distritos de Lisboa e Porto: quase uma centena dos restaurantes participantes estão localizados no distrito de Lisboa e cerca de 25 no do Porto.
O conceito da Portugal Restaurant Week é o mesmo das edições regionais e que é marca do evento nascido em Nova Iorque em 1992 e que, desde então, se foi espalhando pelo mundo. Pretende-se dinamizar a restauração, democratizando o acesso à cozinha de excelência. Durante 11 dias, são apresentados menus de autor, por um valor de 20€ – que incluem entrada, prato principal e sobremesa. Incluído está também um euro de contribuição solidária, cujo montante total será repartido por duas instituições de solidariedade: o Movimento Mulheres de Vermelho e a Associação Corações com Coroa. Nas diversas edições do evento, já foram angariados, adiantam, mais de 130 mil euros para instituições.
O alargamento para uma dimensão nacional resulta do “sucesso alcançado nas
edições regionais”, segundo Débora Silva, da Sabor do Ano, organizadora das Restaurant Week. A adesão do público justificou a evolução do conceito, “de forma a permitir a todas as pessoas, em qualquer parte do país, o acesso à restauração de luxo”. Tal não significa, contudo, a extinção das edições regionais, garante: “Não deixam de existir, pelo contrário, continuarão a ser organizadas e intercaladas com a acção nacional”.
A orientação do evento passa também pela promoção da dieta mediterrânica. O apelo aos chefes para terem como referência inspiradora a cozinha mediterrânica deve-se ao reconhecimento da mesma enquanto “padrão alimentar promotor de saúde”. Assim, procura-se promover a “variedade de combinações de produtos locais e da época, com uma predominância de peixe e produtos vegetais frescos”, referem.
Mantêm-se as parcerias com a Caixa Geral de Depósitos e a BestTables, guia de restauração e plataforma de reservas online. A reserva antecipada é, se a edição nacional reproduzir o acolhimento pelo público que as iniciativas regionais conquistaram, a única forma de garantir lugar em alguns dos restaurantes mais populares da iniciativa.
1.ª Portugal Restaurant Week (14 a 24 de Março 2013)