Fugas - restaurantes e bares

O Shis do Porto foi um dos premiados com ouro

O Shis do Porto foi um dos premiados com ouro Fernando Veludo/nFactos

20 medalhas de ouro para gastronomia com vinho do Porto

Por José Augusto Moreira

Nunca o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto tinha premiado tantos restaurantes pelas suas harmonizações gastronómicas com vinhos da região

O concurso destinado a premiar as melhores e mais inovadoras harmonizações gastronómicas com vinho do Porto atribuiu este ano um total de 20 medalhas de ouro. Trata-se do maior número de distinções em todas a história da competição promovida pelo IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto), a maior e mais antiga a nível nacional e que se realiza de dois em dois anos.

Nesta oitava edição apresentaram-se a concurso quase uma centena de restaurantes e todo o país, tendo o júri, que integrava os chefs Nuno Diniz, Helmut Ziebell, José Pinheiro e Orlando Esteves optado pela atribuição de um grande número de distinções máximas, face à grande qualidade e diversidade dos pratos apresentados.  

Entre os distinguidos estão restaurantes do Minho ao Algarve, que incluem casas como Shis e DOP (Porto) Casa Branca (Gaia), Ferrugem (Famalicão), Casa de Samaiões (Chaves), DOC (Folgosa, Armamar), Wine House Hotel (Lamego), O Geadas (Bragança) e Quinta d’El Rey (Vizela). As restantes medalhas de ouro distribuíram-se pelos restaurantes Panorama, Chefe Cordeiro, Estórias na Casa da Comida e Umai (Lisboa), Chá com Água Salgada e Moiras Encantadas (Algarve), A Lúria (Tomar), O Minhoto (Peniche) e Vinho em Qualquer Circunstância (Batalha).

Lista completa de premiados aqui.

--%>