“Pode ser tudo e mais alguma coisa”, começa por explicar-nos Rogério Nuno Costa, embaixador do Restaurant Day em Portugal para a zona Porto e Norte. “Podem existir espaços abertos em casas particulares, na praia, à beira-rio, numa paragem de autocarro, num vão de escadas, em rulotes ou em barraquinhas”, refere, a propósito desta iniciativa nascida na Finlândia em 2011 e hoje já presente em mais de 50 países. Chamam-lhe mesmo “o maior festival gastronómico do mundo”. Em Portugal, o evento de 17 de Maio contava com duas inscrições no Porto e cerca de 30 pelas Caldas da Rainha (isto também porque, por aqui, o Restaurant Day se interliga com outro evento gastronómico, o Caldas Food Day).
O objectivo passa por permitir a todos os apaixonados pela cozinha, independentemente de serem profissionais ou não, de mostrarem os seus dotes e também de conviverem com outras pessoas que gostam de cozinhar ou, claro, apenas de comer. A cada Restaurant Day, qualquer um pode abrir o seu estabelecimento temporário.
Para participar os interessados só precisam de criar um menu especial para o dia, escolher o conceito do espaço temporário, definirem a sua localização e inscrever o seu restaurante por um dia no site oficial do evento.
Mais do que restaurantes – termo que aqui funciona mais como referência conceptual – o que se abre a toda a gente são “espaços de convívio” e “espontâneos”. “Não é o lucro que importa, mas sim o convívio entre os participantes e os visitantes”, resume Filipa Valente, também embaixadora do Restaurant Day, no caso responsável por Lisboa e Sul. O que se pretende é destacar a partilha, o “acto de receber, o de servir o outro”.
As redes sociais têm uma extrema importância para o evento, explica Rogério: “Queremos que as pessoas tirem fotografias às suas experiências, que comentem e partilhem as suas opiniões nas mais variadas redes sociais”.
No site pode-se aceder à lista de participantes descobrindo os restaurantes no mapa ou numa lista filtrada por interesses. O Restaurant Day tem ainda uma aplicação para telemóveis.
Ao longo das diversas edições, o Restaurant Day já conseguiu conquistar mais de três dezenas de países e em redor de duas centenas de cidades. Nas últimas edições, o número de restaurantes tem variado entre cerca de 1400 a 1700 mas, segundo a organização, esta Primavera deverão estar em 34 países, somando mais de 2100 participantes.
Saliente-se que o regulamento da organização internacional do evento exclui “restaurantes” com objectivo “comercial, político ou religioso”, “ligados a marcas comerciais existentes” ou que “promovem um espaço comercial ou negócio”.
As próximas edições vão decorrer no Verão, a 17 de Agosto, e no Outono, a 15 de Novembro. Os "embaixadores" portugueses apostam numa maior divulgação da iniciativa e esperam que a edição de Verão em Portugal seja mais abrangente e conte com muitos mais participantes.
Restaurant Day Portugal: site | facebook
Texto editado por Luís J. Santos