Fugas - restaurantes e bares

  • ABC
    ABC
  • ABC
    ABC
  • ABC
    ABC
  • ABC
    ABC
  • Tiborna de cogumelos, requeijão e ovo escalfado
    Tiborna de cogumelos, requeijão e ovo escalfado
  • Costeletinhas de borrego na frigideira
    Costeletinhas de borrego na frigideira
  • ABC
    ABC

Adeus Pedro e o Lobo, olá ABC

Por Alexandra Prado Coelho

Mudou o nome, mudou o conceito, mudou o chef, mudou a comida. Este restaurante de Lisboa revolucionou-se e agora aqui reinam os petiscos.

Ou seja, mudou quase tudo no antigo restaurante Pedro e o Lobo, em Lisboa. Ficaram os proprietários e ficou o espaço, no n.º 169 da Rua do Salitre. O novo projecto chama-se ABC – precisamente porque se trata de começar de novo – e tem na cozinha a chef Marta Simões, que apresenta uma carta com petiscos e pratos portugueses.

O projecto anterior, com dois jovens a chefiar a cozinha, Diogo Noronha e Nuno Bergonse, apostava na cozinha de autor, mais personalizada. O ABC volta-se para outro público, mais jovem (entre as sobremesas há, por exemplo, gelados Perna de Pau, Epá e Fizz Limão, da Olá, apresentados em baldes com gelo) e que quer jantar fora mas se possível sem gastar muito dinheiro.

Assim, a carta de Marta Simões – que trabalhou com Aimé Barroyer, chef cujo nome chegou a ser falado para este mesmo espaço, e também com Diogo Noronha e Nuno Bergonse – começa com várias entradas tradicionais: queijo, enchidos, croquetes, pastéis de bacalhau, pica pau do lombo, choco frito, tosta de sapateira, tiborna de cogumelos, requeijão e ovo escalfado, camarão e escabeche de codorniz. Os preços variam entre os 1,7 euros do pastel de bacalhau e os 12 euros do pica pau.

Os pratos principais mantêm-se na linha do tradicional e podem funcionar muito bem para grupos que queiram partilhar e provar vários. Há desde o bife do lombo com molho (18,5 euros), à muito tradicional carne do alguidar (12 euros), pernil (14 euros), vitela (15 euros), costeletas de borrego (15 euros), polvo à lagareiro (14 euros), bacalhau assado (14 euros), garoupa (15 euros) ou longuini de marisco (17 euros).

Para terminar, para além dos gelados, há mousse de chocolate, pudim de ovos, arroz doce e outros clássicos do género, a preços que rondam os 4 euros.

Para acompanhar a mudança de conceito, houve também modificações no espaço, sobretudo no mobiliário e disposição das mesas. Assim, desapareceram as toalhas brancas e os talheres passaram a estar em pequenos baldes metálicos sobre a mesa - para nos irmos servindo à medida das necessidades. E até Bruce Lee e Marlon Brando (n' O Padrinho) aparecem agora em cartazes nas paredes. Tudo para tornar a casa menos formal do que era e mais em sintonia com as propostas descontraídas da nova carta.

ABC
Rua do Salitre nº 169, Lisboa
Telf: 211933719
De segunda-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h à 1h. Fecha aos domingos
Facebook

--%>