"De Tiga a Trojan Sound System, de Hot Since 82 a Kate Simko, pedimos a DJs de primeira linha, produtores discográficos e promotores que nos dissessem quais os seus locais preferidos para dançar na Europa continental", resume o jornal britânico The Guardian no seu destaque aos clubs europeus. O resultado é uma lista de 25 casas a não perder pelos amantes da noite e das pistas.
De Kaunas, na Lituânia, a Berlim e mais Alemanha. De Viena a Belgrado ou Amesterdão. De Oslo a Reiquiavique. De Praga a Paris ou Moscovo. De Ibiza a Barcelona, de Roma a Santorini. E mais além. Um euromapa que inclui uma estrela portuguesa, o "templo" Lux Frágil, cuja entrada tem texto assinado por João Pedro Silva, da Enchufada Records.
"Um sítio estranho e divertido", uma casa "ligeiramente estilosa mas ainda assim aberta a toda a gente", algo "artística e intelectual mas [onde] ainda podes ouvir tudo desde zouk bass a techno pesado". São algumas das características enumeradas por João Pedro Silva, que lembra aos britânicos (e não só, o Guardian é um dos jornais de referência com maior audiência mundial) que o "Lux é globalmente considerado o melhor clube de Lisboa". "E por boas razões", adianta, destacando o "extraordinário sistema de som", o "grande terraço", "pistas de dança com chão de madeira" ou a diversidade dos alinhamentos de DJs e artistas ("incluindo os nossos" - refere Silva, não perdendo a oportunidade para a promoção, nas sessões quinzenais Hard Ass Sessions).
O texto destacado no Guardian refere ainda o design interior ("sempre um pouco louco"), os convites a artistas para desenhar peças ou decorar e as instalações de luz e vídeo. Silva menciona ainda um "ambiente tradicionalmente gay-friendly".
Para além de referir que o Lux Frágil, nascido em 1998 no Cais da Pedra em Santa Apolónia, veio dar vida a uma zona até então esquecida, Silva realça também a sua proximidade com o Tejo, ali a dois passos: "quando sais do club de manhã podes deliciar-te com uma vista ébria do rio".
A lista Guardian pode ser vista com detalhes aqui: 25 of the best clubs in Europe. Para ler o resumo da história do Lux Frágil na Fugas siga para O Lux é uma galáxia.
Eis o top, repleto de boas dicas:
Fluxus Ministerija, Kaunas, Lituânia
Berghain Panorama Bar, Berlim, Alemanha
OHM, Berlim, Alemanha
Salon des amateurs, Dusseldorf, Alemanha
20/44, Belgrado, Sérvia
Auslage, Viena, Áustria
Air, Amesterdão, Holanda
The Villa, Oslo, Noruega
Kaffibarinn, Reiquiavique, Islândia
Badaboum, Paris, França
Yoyo, Paris, França
Concrete, Paris, França
iBoat, Bordéus, França
Cross Club, Praga, R. Checa
Kaiku, Helsínquia, Finlândia
Propaganda, Moscovo, Rússia
DC10, Ibiza, Espanha
Elrow, Barcelona, Espanha
CDLC (Carpe Diem Lounge Club), Barcelona, Espanha
Nitsa Club, Barcelona, Espanha
Big Bang, Roma, Itália
Goa, Roma, Itália
Casablanca Soul, Santorini, Grécia
Lux, Lisboa, Portugal
Barbarellas Discoteque, Tisno, Croácia