Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Portugália voa para Oriente e estreia-se em Macau

Por Luís J. Santos

O bife à Portugália parte à conquista de Macau com casa lusa na Taipa. É a única cervejaria da marca fora de Portugal.

Não é a primeira vez que a Portugália viaja para fora do país. Já houve uma Cervejaria Portugália em Luanda, que funcionou em regime de parceria, mas que acabaria por fechar. Agora, a Portugália, nascida há quase um século num anexo à Fábrica de Cerveja na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, voltou a apostar na internacionalização e voltou a escolher um território marcado pela herança cultural portuguesa.

Cervejaria Portugália de Macau, inaugurada oficialmente na sexta-feira, tem por pilar a "portugalidade", vivida num "ambiente familiar, de descontração e convívio". E, claro, as estrelas são as cervejas, os bifes e mais atracções gastronómicas com sabor luso. Para garantir a coerência da experiência Portugália, sublinha a empresa, a casa no território administrado pela China é gerida por uma equipa composta por "profissionais experientes, que já trabalhavam com a marca em Portugal" e que se mudaram para Macau, confirma Francisco Carvalho Martins, CEO do grupo que detém a cervejaria.

A escolha de Macau, explicam, deveu-se à "forte ligação a Portugal, à sua multiculturalidade e à elevada procura para vivência de experiências que apelam à lusofonia".

Anunciada como a "primeira cervejaria no Oriente", fica na vila de Taipa, na Rua dos Mercadores, e tem uma "decoração tipicamente portuguesa", assegurada pelos tradicionais painéis de azulejos, imagem de marca da Portugália, e "imagens antigas da cervejaria", "elementos únicos em cortiça" e "fotografias criadas para o projecto". Tem três pisos, onde se destacam a "garrafeira desenhada especificamente para o restaurante" e uma sala privada com dois terraços com vista para a Taipa. Tudo pensado para conduzir a "imaginação dos clientes a Portugal".

No menu incluem-se os "pratos icónicos" da marca: o conhecido bife da casa, bacalhau à Brás, carne de porco à alentejana, marisco, salada de polvo ou croquetes não faltam. Obviamente, está garantida muita cerveja e há ainda uma recheada carta de vinhos. Para sobremesa, também há doçuras lusas: entre elas, pudim flan, arroz doce e leite creme.

Segundo adianta ainda a Portugália no comunicado de apresentação da sua casa em Macau, a aposta no território que Portugal administrou durante 442 anos é "o passo inicial para a expansão" internacional num "futuro próximo”. 

Nascida em 1925, a Portugália tem hoje uma rede portuguesa de 11 cervejarias e 13 balcões, nomeadamente em centros comerciais. O grupo Portugália Restauração inclui também outras "celebridades", casos da Cervejaria Trindade, La Brasserie de L’Entrecôte e Cervejaria Ribadouro.

--%>