Fugas - restaurantes e bares

  • 1. Conchas e escumadeiras
    1. Conchas e escumadeiras Rui Gaudêncio
  • 2. Facas
    2. Facas Rui Gaudêncio
  • 3. Frigideiras
    3. Frigideiras Rui Gaudêncio
  • 4. Mandolina
    4. Mandolina Rui Gaudêncio
  • 5. Medidores
    5. Medidores Rui Gaudêncio
  • 6. Passadores de rede
    6. Passadores de rede Rui Gaudêncio
  • 7. Ralador de citrinos
    7. Ralador de citrinos Rui Gaudêncio
  • 8. Tachos
    8. Tachos Rui Gaudêncio
  • 9. Tigelas
    9. Tigelas Rui Gaudêncio
  • 10. Varas de arame (e colheres e batedeiras)
    10. Varas de arame (e colheres e batedeiras) Rui Gaudêncio

Dez objectos essenciais para quem quer cozinhar

Por Alexandra Prado Coelho

Pedimos a Hugo Campos que indicasse dez objectos obrigatórios numa cozinha. Há muitos outros, claro, mas o ideal será começar por garantir que estes não faltam. O responsável pelo Atelier de Cozinha Feed Me explica porquê.

1. Conchas e escumadeiras
Fundamentais para retirar alimentos que estejam a cozer ou a fritar. As que têm buraquinhos maiores servem para retirar as espumas que sobem até à superfície. As de rede são mais indicadas para fritos.

2. Facas
Há centenas de facas diferentes para diferentes funções. Estas são multiusos, o que significa que servem para tudo não sendo, contudo, as mais indicadas para fins muito específicos. Há uma faca japonesa (as lâminas japonesas são consideradas as melhores) chamada Santoku, que serve para três fins: cortar, filetar e fazer cubos. Aviso: as facas cortam deslizando e não por pressão. As pontas dos dedos devem estar recuadas e a lâmina deve encostar à articulação do dedo.

3. Frigideiras
Devem ser apropriadas a cada função. Há desde as pequenas, boas para estrelar um ovo, até às grandes, onde se pode fazer comida para doze pessoas. As antiaderentes são boas para tudo excepto a caramelização, que obriga a um calor muito forte. Nesse caso, as de ferro são mais indicadas, mas não devem ser lavadas com detergente.

4. Mandolina
Muito útil para laminar legumes. Pode-se regular para diferentes espessuras de corte. Há algumas que fazem até cortes em palitos, cubos ou outros efeitos decorativos. Todas têm, geralmente, guarda-mãos para evitar acidentes com os dedos.

5. Medidores
São importantes quando queremos realmente seguir receitas – não só as dos outros mas também as que nós criamos e que precisamos de registar. Aqui trata-se de medidas métricas, como são usadas na cozinha europeia. No mundo anglo-saxónico utilizam-se preferencialmente medidas em chávenas ou colheres.

6. Passadores de rede
A forma mais bicuda tem vantagens porque drena melhor, dado que o líquido vai saindo lateralmente. Por isso, o cónico é mais indicado para líquidos e o plano para farinhas.

7. Ralador de citrinos
Muita gente usa raladores com dentes grossos que levam, juntamente com a casca mais superficial, pedaços de partes brancas e amargas, quando o que se pretende é apenas a parte cromática. Estes evitam isso. Podem também ser usados, por exemplo, para a noz-moscada ou queijo.

8. Tachos
?
O importante aqui é a escolha dos metais. Os de cobre são sempre melhores, porque é o mais eficaz condutor de calor. Há também os de inox, que geralmente têm bolachas/lâminas de alumínio ou cobre para ajudar à distribuição do calor. Não se deve usar tachos de alumínio apenas, que é muito mole e risca facilmente.

9. Tigelas
São objectos multiusos. As pequenas são boas para a mise en place, que nos permite ter tudo preparado, com os vários ingredientes descascados e cortados, antes de começarmos a cozinhar.  As maiores são boas para fazer molhos e emulsões. As de vidro podem ir ao micro-ondas, as de inox não.

10. Varas de arame (e colheres e batedeiras)
São vários instrumentos para bater, mexer e emulsionar. As varas de arame são usadas para fazer emulsões, dão ar e leveza ao que se está a bater. Já as colheres servem precisamente para mexer tudo o que não precisa de incorporar ar (sopas ou purés, por exemplo). Quanto às batedeiras eléctricas, poupam esforço, mas sendo a velocidade das varas maior do que a da mão, o arejamento acaba por ser ligeiramente menor.  

--%>