É cozinha portuguesa, com certeza, aquela que o Restaurante Aura, no Terreiro do Paço, em Lisboa, oferece. Mas numa versão contemporânea, sem perder os sabores e a tradição, das entradas às sobremesas.
O espaço começa na rua, na esplanada onde se pode beber um champanhe, um cocktail, comer um gelado ou uma bruschetta. É essa a diversidade do Aura, na tentativa de chegar a todos os públicos: aos turistas que pululam pela praça, aos empresários que podem fazer um almoço de negócios ou aos casais que escolhem o restaurante para jantar.
Depois da esplanada, debaixo das arcadas está a porta do restaurante. A sala é grande e multifacetada, de modo a poder ser usada para jantares de grupo ou outros eventos. Afinal, um dos donos do Aura é Carlos Medeiros, conhecido empresário na área do catering e eventos.
Fabrice Marescaux, outro dos proprietários, vem até à mesa para nos cumprimentar, em francês, e desejar uma boa refeição. O atendimento é atencioso e não há nunca um copo vazio, e entre o prato e a sobremesa, a mesa é limpa das migalhas do couvert. Todos os pratos foram pensados por Duarte Mathias que, desde pequeno, adorava estar na cozinha com a avó. Foi ali que aprendeu a conhecer os temperos e os sabores característicos da cozinha portuguesa.
Os produtos usados são os locais como atestam as entradas propostas, por exemplo, um carpaccio de polvo aromatizado com pimentos, azeitonas e rebentos de coentros ou a tradicional sopa de peixe com croutons, as ameijoas à Bulhão Pato ou a alheira com ovo estrelado e grelos.
O sabor mantém-se tradicional, assim como as doses, embora o prato tenha uma apresentação muito contemporânea. As bochechas de porco preto em vinho tinto com migas de espargos selvagens, o bacalhau com batatas à murro ou as pataniscas de lavagante com arroz malandro de coentros lembram cozinhas antigas.
E a tradição reflecte-se nas sobremesas, embora originais. A não perder o pão de ló de Alfeizeirão com mousse de queijo da Serra amanteigado e compota de tomate – sim, é só uma sobremesa! –, e a pera recheada e coberta de mel e nozes, com creme de baunilha e redução de vinho do Porto.
Ao domingo, ao almoço, há cozido… à portuguesa, é claro.
Aura
Morada: Praça do Comércio, Lisboa
Reservas: 213 469 447
Horário: todos os dias das 8h30 às 22h Almoços das 12h30 às 15h Jantares das 19h às 23h
Estacionamento: Praça do Município
Preço médio por pessoa: 35 euros
www.auraloungecafe.com