Fugas - restaurantes e bares

DR

Comer nos restaurantes aconselhados pelos amigos

Por Bárbara Wong

O programa Mesa Nacional da TVI é agora também um livro. O jornalista Paulo Salvador leva-nos numa viagem por restaurantes portugueses.

O conselho de um amigo. Foram os conselhos dos amigos que levaram Paulo Salvador, jornalista da TVI, e o operador de câmara Ricardo Ferreira a percorrer o país, de Norte a Sul, passando pelas ilhas, à descoberta de restaurantes diferentes. Agora, o programa Mesa Nacional é um livro com o mesmo título, publicado pela Oficina do Livro. E é isso mesmo, uma viagem.

Chouriços, alheiras, novilho… A viagem começa em Babe, uma pequena povoação perto de Bragança, no restaurante Lombada onde vai comer o padre e as “forças vivas” da região. E continua por aí abaixo, passando por receitas de bucho, no restaurante Florêncio, em Azurém, Guimarães; pelo cozido escondido no pão da Adega Monhé, em Santa Maria da Feira. Paulo Salvador conta que este prato foi dos que mais impacto causou nos espectadores que viram as reportagens na TVI. “O clímax do petisco, e o que faz as delícias dos clientes, é a abertura do pão”, escreve o jornalista.

Os pratos alentejanos chegam a meio do livro, seguem-se os do Algarve e depois os da Madeira onde se pode comer castanheta, no Amarelo, em Caniçal. O que é? “É um peixe pequeno, do tamanho de uma mão, apanhado com chalavar e engodo”, muito apreciado pelos emigrantes vindos da Venezuela e também pelos estrangeiros. Mas, alerta Salvador, é preciso ter cuidado com a espinha.

Nos Açores, na ilha da Terceira, mais concretamente em São Mateus da Calheta, está o Beira Mar onde se come, como é tradição nas vilas piscatórias, muito peixe, mas também marisco. Além das cracas, há também os cavacos, “para muitos locais é o melhor marisco de planeta”, há ainda a lagosta açoriana e, no dia em que o jornalista por lá passou, pôde experimentar a planta-do-gelo –não é um marisco, mas sabe a mar. “Os rebentos parecem jóias, feitas de gotas de água salgada” e a sugestão é que acompanhe o peixe ou o marisco.

“Estes são os locais onde se leva quem gostamos”, resume Paulo Salvador no livro Mesa Nacional.

Título: Mesa Nacional – Viagem por restaurantes únicos e inesperados
Autor: Paulo Salvador
Editora: Oficina do Livro
PVP: 13,90 euros

--%>