Fugas - restaurantes e bares

  • Filme: Chef
    Filme: Chef DR
  • Filme: Chef
    Filme: Chef DR
  • Filme: Chef
    Filme: Chef DR
  • Filme: Estômago
    Filme: Estômago DR
  • Filme: Estômago
    Filme: Estômago DR
  • Filme: Estômago
    Filme: Estômago DR
  • Filme: Jiro
    Filme: Jiro DR
  • Filme: Jiro
    Filme: Jiro DR
  • Filme: Burnt
    Filme: Burnt DR
  • O símbolo do festival
    O símbolo do festival DR

Três dias de festa com filmes, comida e vinhos

Por Alexandra Prado Coelho

Festival da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa está de volta e com novos sabores: Wine and Flavours Film Festival decorre de 28 a 30 de Janeiro.

Filmes, vinhos, jantares inspirados pelo cinema e chefs inspirados por vinhos – a segunda edição do Wine and Flavours Film Festival, organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, decorre de quinta a sábado, dia em que encerra com o filme Burnt – À Procura de uma Estrela, de John Wells (às 19h, entrada gratuita).

As desventuras de Bradley Cooper, que no filme faz o papel de um chef que geriu mal o sucesso e está de regresso, decidido a conquistar uma terceira estrela Michelin, vão abrir o apetite para o jantar de encerramento – um jantar vínico (o festival tem este ano o apoio da CVR do Alentejo) no restaurante de aplicação da EHTL a cargo de Miguel Laffan e com o tema Burnt Out (35 euros).

Mas há muito mais neste festival, que tem como mote Cinema a Copo. Tudo começa quinta-feira, 28, às 13h, com um almoço temático, da responsabilidade do chef António Henriques, e com o sugestivo título “Eu ouvi um passarinho às quatro da madrugada” (15 euros).

O primeiro dia será ainda marcado pelo ciclo de conversas As Artes do Vinho, no Centro Cultural de Belém, às 16h no CCB, a que se segue a projecção dos filmes a concurso no auditório da EHTL. Às 20h30 há o primeiro jantar vínico, que tem como tema Os Filhos da Vinha e como chef Luís Figueiredo (30 euros). A noite termina com o filme Chef, de Jon Favreau, de entrada gratuita.  

Sexta-feira, 29, é dia do almoço temático “Nem o pai morre nem a gente almoça” pelo chef João Sá (15 euros). Durante a tarde há mostra de produtos regionais alentejanos, cocktails vínicos, prova de azeite e, ao final da tarde, mais cinema. O jantar vínico “Os Maus da Fita” é também da responsabilidade de João Sá e antecede o filme Estômago, de Marcos Jorge, que passa às 21h em sessão gratuita.

Sábado começa mais doce, com um mercado de doces e pães alentejanos (das 10h às 18h) e uma exposição de esculturas de pastelaria. Depois dos filmes a concurso, há às 15h10 um documentário sobre o restaurante Mugaritz e às 16h30 um filme a não perder: Jiro Dreams of Sushi, de David Gelb.

Antes da sessão de encerramento, com Burnt, será entregue o prémio da melhor curta metragem de entre as 12 a concurso, atribuído pelo júri composto por Anabela Teixeira, António Pascoalinho, Fernando Alvim, Fernando Melo, Paulo Trancoso e Rui Tendinha.

Programa completo aqui.

--%>