Durante quatro dias, as latas de conserva nacionais dominam o Forte de São João Baptista, no Porto, e são a matéria-prima rainha em “mais de cem pratos” durante a segunda edição do festival “Conservas no Castelo”.
À semelhança do evento inaugural, realizado no ano passado, existirão “12 bancas de exposição e degustação, com provas de vinho e doces regionais”, assim como uma área de esplanada e uma zona de restauração no interior do monumento histórico, localizado na Foz do Douro. Sete fábricas conserveiras têm presença confirmada: A Briosa, A Poveira, Bom Petisco, Conservas Luças, Conserveira do Sul, La Gondola e Santa Catarina.
Diariamente, haverá ainda sessões de cozinha ao vivo, sempre às 11h30 e às 18h30 (com excepção no domingo, dia em que está programado apenas o showcooking da tarde), durante as quais vários chefs de cozinha do país irão confeccionar “iguarias gourmet” à base de conservas. Entre os convidados estão, por exemplo, o sushiman Alexandre Progenio (BHFoz), Camilo Jana (Cafeína), António Vieira (Wish) ou Nuno Miguel (Hotel AS1829).
A programação fica completa com duas exposições (Bart e Hobby Ir – Portugal Enlatado) e animação musical diária. Na quinta-feira, toca o violino de Noa; sexta-feira sobe ao palco o Grupo Coral Clube Colaboradores da AGEAS; no sábado, é a vez de um concerto de saxofone com Francisco Reis; e, no domingo, encerrará com Orfeão da Foz do Douro.
O evento é organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, em parceria com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.
Conservas no Castelo
De 14 a 17 de Julho
Forte de São João Baptista – Foz do Douro, Porto
Horário: das 11h às 22h
Entrada livre