Sérgio e Zé apresentam um espaço único, acompanhados por uma equipa incansável que faz desta casa, actualmente um dos spots mais badalado de Tavira. Com um especial cuidado na decoração e apresentação dos pratos, a escolha do menu, baseado no conceito de tapas, é a cereja sobre o bolo para os amantes de uma boa mesa. As criações de autor fundem sabores mediterrânicos, latinos e asiáticos, com inspirações profundamente conterrâneas do Sul, e de Portugal, apresentadas lado a lado com outros sabores do mundo.
“Decidimos que queríamos trabalhar nove meses em vez de três. E, compensa. O nosso objectivo não é apenas ganhar dinheiro, mas proporcionar algo diferente aos nossos clientes. E é possível com estes preços. Só que tem que se trabalhar muito. Nós estamos aqui para trabalhar ao máximo.” Para Zé e Sérgio e toda a equipa, esta casa é a sua casa. Trabalham incansavelmente para proporcionar a cada cliente a melhor experiência possível.
À mesa, ainda antes de regalar o paladar com as criações do chef, aprecia-se a preparação com pratos originais e de diferentes cores, individuais rendados que conferem a cada lugar sentado um carisma único, como se de uma obra de arte se tratasse. “Uma das nossas preocupações foi aproveitar o espaço e fazer dele algo diferente.” Não existe qualquer presença de marcas a contaminar a decoração, recheada de pipas de madeira antigas, cadeirões e outros objectos que estavam abandonados” “Decidimos recuperá-los e dar-lhes uma nova vida. Assim como este espaço!”
Quando se quer, faz-se. E, quando se quer muito, faz-se bem. É assim no D’Gusta. O segredo? A união de quem está do lado de lá. A motivação que vive não apenas naqueles que fizeram nascer o espaço, mas em todos os membros que participam na sua construção diariamente. Ninguém fica de fora. E, no momento de tirar a fotografia para o artigo, Zé chamou todo o staff para representar o D’Gusta porque, diz, “o sucesso desta casa é feito por toda a equipa.”
Quem vai do S’Gusta encontra uma mesa recheada com sabores como a tiborna de queijo de cabra com alecrim e mel caseiro no forno; os cogumelos salteados; o polvo à algarvia, macio e de tempero apurado; o tártaro de atum (finamente picado e decorado) com amêndoas e sweet & chilli; o gratinado de batata, levemente estaladiça no topo, entre outras iguarias. Pode-se acompanhar a refeição com a sangria de frutos vermelhos da casa e, no final, deixar espaço para algumas surpresas doces: o cheesecake e o bolo de chocolate são merecedores de uma atenção reforçada.
Cada tapa varia entre os 3,5€ e os 7€. Para gozar sem horas contadas. A magia do D’Gusta, como o nome indica, está no prazer de degustar calmamente cada uma das criações de Sérgio, em cada prato que decora com carinho e atenção e serve neste recanto escondido na moura cidade de Tavira.