Fugas - restaurantes e bares

DR

Rota de Tapas volta para segunda dose em Lisboa, Braga e Porto

Por Fugas

É a segunda edição do ano e a proposta mantém-se: petisco e cerveja por 3€. De 6 a 23 de Outubro.

A primeira edição de 2016 marcou a estreia da iniciativa gastronómica em Braga e o regresso a Lisboa e ao Porto, contando com a participação de dezenas de restaurantes no final de Maio. Agora, a Rota de Tapas está de volta às três cidades para “promover a arte de tapear”. O menu mantém-se o mesmo: um petisco e uma cerveja (0,25L) por 3€.

Até 23 de Outubro há dezenas de petiscos para provar durante a 8.ª edição do evento. Entre as propostas, cozinham-se alheiras à Brás, mini francesinhas, croquetes de choco, almofadinhas de cogumelos ou cornetos de chouriço e sabores mais internacionais como pica churri, gua bao de pato e ebi harumaki's.

Há uma tapa por cada restaurante aderente – são 84 no total (35 em Lisboa, 29 no Porto e 20 em Braga). A lista completa pode ser consultada no site do evento, num dos mapas disponibilizados nos estabelecimentos aderentes ou no Facebook da Estrella Damm, marca de cervejas catalã que organiza a iniciativa.

O evento em Lisboa vai contar, uma vez mais, com a disponibilização de tuk tuk para as deslocações entre as diferentes paragens da rota. Para apanhar boleia de um dos veículos há que reunir “um grupo de seis amigos, com dois carimbos no mapa da Rota de Tapas”. Os tuk tuk vão circular entre os três terminais – Sé, Rua Garret (Chiado) e Miradouro de São Pedro de Alcântara – de quinta a sábado entre as 19h30 e as 23h.

Quem participar na rota pode ainda habilitar-se a ganhar uma viagem a Barcelona para duas pessoas, com “um jantar num restaurante de referência de tapas incluído”. Para concorrer é necessário ter um dos mapas do evento e preencher o passaporte destacável, com três carimbos de restaurantes diferentes, e deixá-lo na tômbola de um dos locais aderentes. Depois, há que “tirar uma fotografia acompanhado de [uma cerveja] Estrella Damm e da sua tapa preferida, partilhá-la na página de Facebook de Estrella Damm e esforçar-se para que a sua fotografia seja uma das 10 mais votadas”.

Durante o evento vão ainda ser escolhidas as duas melhores tapas da rota, como já vem sendo habitual – a preferida do público e outra seleccionada por um júri profissional. 

--%>