Fugas - restaurantes e bares

Há nove regiões convidadas a apresentar produtos do mar no festival de Santarém

Há nove regiões convidadas a apresentar produtos do mar no festival de Santarém Miguel Manso

Jovens chefs e muito mar no Festival de Gastronomia de Santarém

Por Alexandra Prado Coelho

Doze dias para comer as especialidades do Ribatejo mas também produtos do mar vindos de todo o país. É o mais antigo festival de gastronomia do país, em Santarém.

Tradicional como sempre – e lá estarão as doze tasquinhas habituais – mas cada vez mais aberto a novas tendências e a jovens chefs. É assim que se apresenta, na sua 36ª edição, que começa no dia 21 de Outubro e se prolonga até 1 de Novembro, o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

Pretende-se mostrar a gastronomia da região, mas não só. Este ano o tema é Os Sabores do Mar Português e as nove regiões do país convidadas vão apresentar, um em cada dia, as suas especialidades de peixe, marisco ou outros produtos ligados ao mar, como as algas ou as conservas.

A caminho das quatro décadas de existência, é o festival mais antigo do país, mas desde há dois anos que se renovou para evitar a repetição, sobretudo depois de os festivais deste tipo se terem multiplicado um pouco por todo o lado.

E essa renovação passou por uma maior ligação ao trabalho de cozinheiros jovens e criativos. Assim, tal como já tinha acontecido no ano passado, haverá no festival um 13º restaurante – chama-se Lucky 13 – a somar-se às tascas tradicionais, no qual durante nove noites, a partir das 21h, duplas de chefs farão jantares a quatro mãos para 50 pessoas (o preço é de 35 euros, com bebidas incluídas).

Vão passar pelo Luky 13 chefs da região como Gonçalo Costa (que regressou do Brasil e se prepara para abrir um restaurante em Santarém) e a sua mulher Liliane Florêncio, Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, Igor Martinho do Mãe Luísa, ou João Simões do Casta 85, em Alenquer. Mas também outros, entre os quais Manuel Lino (Trio), Vasco Coelho Santos (Euskalduna), Hugo Brigo (Boi Cavalo), Francisco Magalhães (Cento e Quatroº) ou Telmo Moutinho (Alma).

A programação dos 12 dias inclui ainda a final nacional do Concurso Jovem Talento da Gastronomia (dias 24 e 25), um seminário sobre as Artes da Mesa, workshops, organizados pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, onde se falará de queijos curados, da frescura do peixe e de vinagre; e cursos de vinhos. Todos os dias haverá animação, sessões de cozinha ao vivo e degustações.

Festival Nacional de Gastronomia de Santarém
De 21 de Outubro a 1 de Novembro
Casa do Campino, Santarém
Das 12h às 01h (dia 1 de Novembro das 12h às 16h)
Bilhete simples: 2 euros (gratuito para crianças até aos 11 anos); dias 24 a 26 entrada gratuita até às 17h
www.festivalnacionaldegastronomia.pt

--%>