Fugas - restaurantes e bares

Miguel Madeira

Os cogumelos vão formar um “anel de fadas” no Chapitô

Por Fugas

Jantares de degustação, showcookings, workshops e um mercado de produtores. Tudo para celebrar os cogumelos numa festa de três dias. No Chapitô, em Lisboa, de 28 a 30 de Outubro.

Por vezes, entre a rama das florestas, nascem cogumelos em círculos perfeitos. Marcam a dança de fadas, de bruxas, de duendes ou mesmo do Diabo, conforme a geografia dos mitos populares. São sinal de azar para muitos, de fertilidade e fortuna para alguns. É o caso do Chapitô, que se inspira no fenómeno natural para dar nome ao evento gastronómico que vai realizar entre 28 e 30 de Outubro.

Chama-se Anel de Fadas – Festa dos Cogumelos e é isso que promete: três dias a celebrar o fungo do Outono. Do aro na floresta para o círculo da mesa. Há um mercado de produtores (sábado e domingo, das 12h às 20h), animação organizada pela escola do Chapitô e menus à base de cogumelos servidos no terraço do edifício (sexta às 19h, sábado e domingo às 12h) e um workshop de “noções básicas sobre o cultivo de cogumelos (no domingo, às 12h). Mas o programa micológico não se fica por aqui.

No sábado e no domingo, a partir das 15h, sobem ao restaurante na Costa do Castelo, em Lisboa, sessões de cozinha ao vivo com chefs convidados. No dia 29, é a vez de Bruno Salvado (restaurante Chapitô à Mesa), de Óscar Geadas (restaurante G, em Bragança) e Fernando Martinez (do restaurante do Hotel Albatroz, em Cascais). No dia seguinte, há showcookings protagonizados por José Neves e David Botelho (restaurante Chapitô à Mesa), Pedro Pena Bastos (restaurante da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz) e, a fechar, um dueto culinário com Maria de Lurdes Modesto e Joaquim Figueiredo.

É com dois destes chefs convidados que Bertílio Gomes, chef executivo do restaurante do Chapitô, vai criar dois jantares de degustação a quatro mãos. No sábado, divide o menu gastronómico com Óscar Geadas e, no domingo, constrói-o em parceria com Pedro Pena Bastos.

--%>