Há vários anos que os irmãos André e Frederico Branco e o amigo Paulo Viana procuravam um espaço para desenvolver um “conceito inovador na área da restauração”. “Achávamos que o cachorro quente era um dos produtos icónicos que não estava a ser trabalhado como poderia estar”, conta André, advogado de 32 anos. Uma pequena loja do Mercado da Foz, no Porto, pareceu-lhes ideal para lançar o projecto, o chef Ilídio Barbosa ajudou “a fazer uma fusão entre a arte gourmet da cozinha e o cachorro” e o The Famous Dog inaugurou-se na última semana.
Do balcão de madeira, voltado para o corredor do mercado, vêem-se os vários tipos de pão e as salsichas, mantidas em banho-maria. Os copos e as caixas de cartão pardo têm direito a pequenos autocolantes vermelhos com um dachshund (a raça de cães conhecida por salsicha) e nem os lenços dos funcionários escapam ao tema do espaço.
“Tentamos fazer uma espécie de trocadilho com a palavra cachorro e associá-la aos cães do cinema”, explica André. Do menu do Famous Dog fazem parte cinco cachorros quentes (cada um com o preço de 4,50 euros): Lassie, Rex, Snoopy, Brian e Scooby. As salsichas podem variar entre porco bísaro, peru ou soja (no caso do Snoopy) e o pão, de uma padaria do Porto, também tem opções menos tradicionais, como o de frutos vermelhos e sementes de chia e o negro. A acompanhar os cachorros, há molho artesanal, bacon ou cebola crocante, entre outros toppings escolhidos pelo chef do restaurante Porto Novo, do Sheraton Hotel & Spa.
Uma vez que o Famous Dog não tem mesas de apoio, todos os produtos são servidos em embalagens para levar e comer pelo mercado ou na rua. A ideia, diz André, é que este primeiro espaço “seja um laboratório” e que a marca cresça — quem sabe “já em breve”. Além dos cachorros, a ementa tem também gelados e mini-sobremesas para acompanhar o café e os menus completos (com bebida, batatas fritas e um cachorro quente) custam seis euros.
No Mercado da Foz, aberto há 72 anos, há lojas antigas em fase de recuperação e com novos projectos. Com a peixaria, o sapateiro ou as floristas vão convivendo casas de tapas, de hambúrgueres e até de comida em frascos de vidro. Obras de requalificação estão há muito prometidas pelo presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão. “Achamos que é um mercado com potencial para crescer e tornar-se numa espécie de Mercado de São Miguel, em Madrid”, acredita André Branco.
The Famous Dog
Mercado da Foz do Douro, loja 26
Rua de Diu, Porto
Tel.: 965 398 350
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábado até às 15h