Fugas - restaurantes e bares

Carabineiro com migas à nossa maneira

Carabineiro com migas à nossa maneira DR

Sabores do Outono para experimentar no Eleven

Por Bárbara Wong

Joachim Koerper alarga a sua experiência ao bar Double9, igualmente em Lisboa, onde agora também se podem provar canapés com a sua assinatura.

Vamos começar pelo fim, pela sobremesa. É servida no mesmo prato que uma das entradas e é linda, pelas suas cores – o verde-ervilha e o fúcsia das framboesas – e pelos seus sabores. Não é costume comermos gelado de ervilha, não é doce, mas fica bem com o coulis de frutos vermelhos (16 euros).

O chef Joachim Koerper começa a trabalhar nas ementas com muito tempo de antecedência. “Muitas vezes penso um ano antes. É assim há quase 45 anos”, diz à Fugas, por e-mail, uma vez que não esteve na apresentação da carta de Inverno do Eleven, em Lisboa - encontrava-se no Rio de Janeiro, no Eleven Rio, que mudou de morada.

A carta de Inverno do Eleven já está a ser servida no restaurante lisboeta e a sua inspiração vem das viagens e dos ingredientes de cada estação, continua o cozinheiro de origem alemã. E em cada prato há um apontamento que remete para estas estações do ano que pedem comidas mais reconfortantes e quentes.

É assim com o “carabineiro com migas à nossa maneira e consommé aromatizado com gengibre” (37,50 euros). Primeiro chega o prato com o marisco – a lembrar o Verão, mas as migas colocam-nos novamente na estação certa, sobretudo quando o prato é regado com a infusão quente que é feita na presença do cliente.

Depois há um pregado que é apresentado com parte das espinhas elegantemente expostas. O peixe é acompanhado com textura de salsa fina e cogumelos da estação (45 euros). Este foi o prato eleito pela maior parte dos jornalistas presentes à mesa, em resposta ao desafio de Miguel Júdice, presidente do grupo Lágrimas Hotels & Emotions, de que o Eleven faz parte

Do novo menu faz ainda parte uma entrada que consiste num escalope de foie gras com marmelo e moscatel (35 euros); mas em vez desse comemos uma vieira curada com molho de anchova (37,50 euros). E consta igualmente um prato de carne – carré de cordeiro, polvo, puré de tomate com miso e algas nori (39 euros) – que também não veio para a mesa, mas que, adivinhamos, pode ter surgido nas viagens ao Oriente.

E terminamos com a colorida sobremesa.

Quem tiver curiosidade em provar os sabores pensados por Koerper, mas não disponibilidade para ir ao Eleven, pode aguçar o apetite no Double9, o bar do 9Hotel Mercy, em Lisboa, onde agora se podem experimentar canapés com a assinatura do chef alemão ao final da tarde. A ideia é beber um cocktail e acompanhar com um canapé (ou vários). Uma ideia muito italiana – ao cair do dia petiscar qualquer coisa enquanto se bebe com os amigos – e que foi trazida por Kiko Pericoli, um dos responsáveis pelo bar.

A experiência pode ser feita das 18h30 às 21h30 e um cocktail pode custar 8 euros. 

--%>