Fugas - restaurantes e bares

  • Vincent Farges regressa a Portugal
    Vincent Farges regressa a Portugal Enric Vives-Rubio
  • O Leopold, com Tiago Feio e Ana Cachaço, vai reabrir
    O Leopold, com Tiago Feio e Ana Cachaço, vai reabrir Daniel Rocha
  • Tanka Sapkota traz novidades de Itália
    Tanka Sapkota traz novidades de Itália João Silva
  • Também Jamie Oliver vai aposta em Portugal
    Também Jamie Oliver vai aposta em Portugal Miguel Manso
  • Sá Pessoa lança novo projecto, desta vez de petiscos
    Sá Pessoa lança novo projecto, desta vez de petiscos Rui Gaudêncio
  • Marlene prepara-se para a abrir com o marido, João Sá, um fine-dining
    Marlene prepara-se para a abrir com o marido, João Sá, um fine-dining Miguel Manso
  • Vai haver novidades na parte de cima do Bairro do Avillez
    Vai haver novidades na parte de cima do Bairro do Avillez Rui Gaudêncio
  • Tiago Bonito muda-se para o Terraço do Tivoli
    Tiago Bonito muda-se para o Terraço do Tivoli dr
  • O Pavilhão Carlos Lopes vai receber este ano o Peixe em Lisboa
    O Pavilhão Carlos Lopes vai receber este ano o Peixe em Lisboa Lionel Balteiro

Continuação: página 2 de 2

15 novidades (e uma esperança) para a gastronomia em Portugal em 2017

- O projecto Pão a Pão, que pretende ajudar os refugiados sírios (e de outros países do Médio Oriente) em Portugal a começar a trabalhar (e que deu muito que falar com os jantares sírios que organizou durante o mês de Dezembro no Mercado de Santa Clara, em Lisboa), planeia abrir um restaurante de cozinha do Médio Oriente, o Mezze, logo nos primeiros meses do ano.

- Outra(s) data(s) a marcar na agenda: de 30 de Março e 9 de Abril é o regresso do Peixe em Lisboa, este ano com novidades. O festival, que passa a ser da responsabilidade do consórcio Dot Global e Lufthansa LGSP, terá também um novo cenário, o recém-reabilitado Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII. Ainda não foram anunciados os chefs convidados, mas o director-geral da Dot Global revelou que haverá este ano áreas dedicadas às crianças porque um dos objectivos é “criar experiências gastronómicas para toda a família”.

- E, possivelmente em Abril (data ainda sujeita a confirmação) vamos ter o novo restaurante fine-dining de Marlene Vieira e João Sá. Será no Largo Camões, em Lisboa, e já tem nome: Verso. Até lá, Marlene anda ocupada com o seu novo catering, baseado no Taguspark, e que terá também um pequeno espaço aberto ao público.

- Pouco tempo depois, no início de Maio (as datas definitivas ainda não foram confirmadas), será o regresso do Sangue na Guelra, que, nesta sua 5.ª edição, traz de volta o simpósio com debates em torno do tema da gastronomia e, como novidade, um festival de rua. A programação vai ter momentos diferentes ao longo do mês, com vários formatos.

- Maio é também a data prevista para a abertura de um restaurante de Jamie Oliver em Lisboa, mais exactamente... no Príncipe Real, pois claro. 

- No Douro, mais precisamente no Pinhão, a Quinta de La Rosa prepara também a abertura do seu restaurante de fine-dining, ainda sem data anunciada. 

- Por fim, ainda não é propriamente uma notícia, mas há sinais animadores de que 2017 possa mesmo ser o ano em que Portugal vai receber a cerimónia de anúncio das estrelas Michelin para a Península Ibérica. “Estamos a trabalhar nisso”, disse a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Será que em 2017 as estrelas vão brilhar mais intensamente por aqui?

--%>