Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Vindega, o culto do vinho em três actos

Por Fugas

É loja de vinhos e de produtos premium nacionais e internacionais, é bar de vinhos com queda para cocktails e sangrias e ainda um bistrô com petiscos. Na Vindega, situada na Foz, Porto, o vinho celebra-se em três actos.

É um espaço pequeno que vale por três, desdobrando-se num conceito diferente em cada piso. Na Vindega, de janelas rasgadas ao mar da Foz, no Porto, o culto do vinho multiplica-se em três actos: comprar, beber, harmonizar.

Na cave, a loja de vinhos apresenta dezenas de referências de brancos, tintos, rosés e espumantes das várias regiões do país, cedendo o capítulo dos champanhes, das águas e de várias bebidas brancas a marcas estrangeiras. Algumas são representadas em exclusivo pela Vindega no mercado nacional, como a água dos Alpes italianos Acqua Armani, os vinhos neo-zelandeses Yealand Estate Wines, o rum Hee Joy ou o licor de conhaque e gengibre Hedonist, ambos produzidos em França.

Além das bebidas, a loja aberta em soft opening no início de Dezembro vende chás, compotas, azeite, vinagre, chocolates e charutos, num leque variado de produtos premium. A larga mesa ao centro da sala convida a sessões de provas e degustações.

Já o bar da Vindega fica situado no rés-do-chão. É ele que dá as boas-vindas a quem entra no número 278 da Avenida do Brasil, com uma extensa carta de bebidas alicerçada na oferta da loja. A maioria dos vinhos surge apenas com opção de consumo à garrafa, mas há sete tintos, oito brancos e três rosés com opção de venda a copo. Os mais baratos custam 3€ (dos durienses Quinta de Fafide, branco e tinto, aos brancos Arrojo e Ribeiro Santos).

Na secção de bebidas brancas a oferta a copo alarga-se, com vodkas, tequilas, gins, licores e whiskies, expandido-se a nove cocktails e três sangrias. Há, por exemplo, margarita com ar do mar (tequila, néctar de mel de agave, sumo de lima natural, licor de laranja e espuma leve com sabor a mar), o cocktail da casa (espumante bruto, sumo fresco de limão, goma de canela e licor de amêndoa) ou um Oporto mule (vodka, vinho do porto, sumo fresco de lima e cerveja de gengibre).

No mezanino do piso superior, a carta de vinhos surge acompanhada por petiscos, num conceito misto de bistrô e wine lounge. O menu, idealizado pelo chef Pedro Nunes, divide-se entre pratos “suaves”, ideais para o pequeno-almoço ou para o lanche; e pratos “encorpados”, com petiscos para refeições mais robustas. Há carpaccios, salmão fumado ou peito de pato fumado, croquetas de boletus, de bacalhau, de gambas, de tinta de choco e de presunto. E ainda mexilhões recheados, tábuas de queijos e de enchidos e preguinhos de bife do lombo, entre outros.

“Com a abertura da Vindega pretendemos proporcionar ao consumidor uma nova experiência, completa, arrojada e inovadora”, enumera Sebastião D'Ávila, proprietário da Vindega, em comunicado. Aos 21 anos, o jovem portuense lança assim o seu terceiro projecto, o segundo no sector dos vinhos. Sebastião tinha apenas 19 anos quando criou o grupo Deluxe, uma sociedade de importação e distribuição sediada em São Paulo, no Brasil (o pai é brasileiro), que detinha a representação local de marcas de luxo internacionais na área de vinhos e de bebidas espirituosas.

Vindega
Avenida do Brasil, 278 – Porto
Tel.: 223 260 443
Horário: de terça a quinta e aos domingos entre as 10h e as 23h; sextas e sábados das 10h às 2h
Facebook: Vindega

--%>