Fugas - restaurantes e bares

Miguel Manso

"Brexit" leva Jamie Oliver a fechar seis restaurantes

Por Fugas

“Pressões e incógnitas” após os resultados do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia na origem da decisão do chef britânico.

Jamie Oliver planeia encolher a cadeia de restaurantes italianos Jamie’s Italian e encerrar seis espaços no Reino Unido até ao fim do primeiro trimestre deste ano. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo chef executivo do grupo de restaurantes do cozinheiro britânico.

“Como qualquer dono de restaurantes sabe, este é um mercado difícil e as pressões e incógnitas do pós-"Brexit" tornaram-no ainda mais complicado”, justifica Simon Blagden, citado pelo The Guardian.

De acordo com o responsável, o encerramento destes seis espaços deve-se sobretudo ao custo elevado dos ingredientes, à necessidade de treinar a equipa e à diminuição de clientes.

Factores que terão piorado com a instabilidade provocada pelos resultados do referendo que em Junho ditou a saída do Reino Unido da União Europeia e com a incerteza sobre como será esta saída realizada e como afectará a economia britânica.

A queda da libra tem sido um dos factores de pressão sobre as empresas desde o "Brexit". A desvalorização da moeda britânica tem aumentando os custos de importação de alguns produtos, como o azeite italiano, tornando alguns dos restaurantes da cadeia "completamente insustentáveis", exemplifca o responsável num comunicado lido à imprensa esta sexta-feira. 

Para manter o nível de qualidade dos produtos e ser sustentável, cada restaurante tem de “servir uma média de 3000 refeições por semana”, referiu ainda Blagden.

Os seis espaços - localizados em Aberdeen, Exeter, Cheltenham, Richmond, Tunbridge Wells e Ludgate Hill, em Londres - deverão fechar até ao final de Março e correspondem a menos de 5% do volume total de negócios da cadeia de restauração Jamie’s Italian que, garante Blagden, continua a ter bons resultados. Actualmente existem 42 restaurantes da marca no Reino Unido e 36 no estrangeiro.

Ao mesmo tempo que encolhe a marca de gastronomia italiana em território britânico, o conhecido Jamie Oliver prepara-se para expandi-la além-fronteiras, com novos restaurantes nos planos para os próximos meses. “Internacionalmente, tencionamos abrir 22 novos espaços Jamie’s Italian com os nossos parceiros actuais e estamos ansiosos por nos concentrarmos no funcionamento e desenvolvimento dos nossos restaurantes recentemente [re-]adquiridos na Austrália”, avança o responsável pelo grupo de restauração.

Em Novembro, Jamie Oliver recuperou a liderança do negócio de restauração que detinha na Austrália, depois de o grupo Keystone, que dirigia a operação, ter entrado em liquidação judicial e ter colocado à venda o franchise de seis espaços.

--%>