Fugas - restaurantes e bares

DR

Fazer render o peixe em Portimão

Por José Augusto Moreira

Os extremos tocam-se, e se Algarve e Galiza estão em limites opostos da península, as suas cozinhas de base marinheira não estarão assim tão separadas.

É isso que Fernando Agrasar pretende demonstrar quando, no próximo dia 3 de Março, servir um jantar no Museu de Portimão. Com a sua cozinha galega e conjudada exclusivamente com vinhos do Algarve.

A vinda ao Algarve do estrelado chef galego é uma das actividades da iniciativa “Fazer Render o Peixe”, um ciclo de iniciativas que conjugam arte e gastronomia que decorre no Museu de Portimão desde Outubro e se prolonga até Maio.

Segundo os organizadores, a Associação Aspas e Parêntesis e o seu director, André de Quiroga, a associação entre a expressão artística e a gastronomia de autor, visa literalmente tirar o máximo proveito do pescado, valorizando as tradições e cultura algarvia. É assim que a vinda do chef galego se enquadra na programação dedicada aos produtos do mar. O jantar de degustação, exclusivamente com pescados, surge conjugado com trabalhos dos artistas Beatriz Lobo e Miki Leal, ela galega e ele andaluz.

Enquanto o cozinheiro deixa testemunho das artes gastronómicas utilizando o pescado, os dois artistas usam a cerâmica para estabelecer essa ligação com o mar. Com a peça Bivalbia, Beatriz Lobo “pretende sublinhar a dimensão popular de festa em associação com bivalves, num painel de azulejos onde línguas e conchas se caçam”. Já Miki Leal parece recolher inspiração nas peças de Bordalo Pinheiro, com representações de produtos hortícolas e do mar, “para criar um arrojado serviço de loiça”.

Numa nota divulgada no arranque do programa, a Câmara de Portimão explica que Fazer Render o Peixe “é um projecto onde a arte contemporânea e a gastronomia se cruzam em torno do mar e cultura algarvia, propondo, pela mão de artistas e chefs, de renome nacional e internacional, diferentes exposições, instalações artísticas e acções gastronómicas que prometem momentos de inesperada e criativa fusão entre sabores e artes visuais inspiradas na especificidade do território e riquezas marinhas da região”.

--%>