Amêijoas à Bulhão Pato e gambas aljillo, paella negra e açorda de gambas, ovos mexidos e huevos rotos, enchidos ibéricos e tachinhos de ervilhas com chouriço de porco alentejano.
Estas são algumas das propostas do novo restaurante de Henrique Sá Pessoa, ele que este ano conseguiu uma estrela Michelin para o Alma. Tapisco é o nome da sua nova aventura (segue-se ao Alma, que reabriu em 2015, e ao Cais da Pedra, aberto em 2013 com aposta em hambúrgueres gourmet) onde os petiscos portugueses e espanhóis (as tapas) convivem em alegre harmonia desde o dia 27 de Fevereiro.
No Príncipe Real, entre o jardim e o Miradouro de São Pedro de Alcântara, é um espaço informal, propício a petiscar – mesmo ao balcão. O que não significa que não haja mais além dos petiscos. A ementa é explícita e está disposta nos individuais que cobrem as mesas de pedra – há a parte dos “tapiscos”, a dos ovos (onde se inclui também bacalhau à Brás e tortilha de batata) e a dos pratos principais. Nestes últimos encontram-se pratos como bacalhau à lagareiro, lombo de atum com pinhões, presas de porco ibérico e entrecôte.
Não faltam sequer as sobremesas, onde há, novamente, uma união ibérica: vejam-se, por exemplo, a mousse com turrón (torrão de Alicante) ou o sorbet de limão com espuma de vermute. E por falar em vermute, tão tradicional no país vizinho, este tem um bar específico aqui, com uma lista de seis cocktails, entre os clássicos e de autor.