Será provavelmente o fim-de-semana mais doce de Cascais – e começa esta sexta-feira. O Mercado do Chocolate, na sua quinta edição, volta ao Mercado da Vila e com ele espere-se o chocolate em diversas declinações. Bombons e bombocas, trufas e fondues, brigadeiros e waffles, brownies e crepes, tabletes e chupas, licores e bolos vão invadir o espaço e prometem não deixar ninguém indiferente, sobretudo os mais gulosos.
E se, como diz a organização, mercados de chocolate há muitos, este destaca-se pelo facto de só oferecer chocolate artesanal com, pelo menos, 70% de cacau. Mais doces ou mais amargos, até sem açúcar ou com stévia (também conhecida por “açúcar verde”, planta medicinal que pode ser utilizada para substituir o açúcar), os chocolates chegam em degustações, workshops, demonstrações e, incontornavelmente, vendas.
Este ano, estão programadas experiências diferentes, com convidados (e visitantes) a pôr a mão no chocolate. Sexta-feira, dia 3, há uma demonstração de chocolate com o espanhol Josep Maria Ribé, que em 2004 foi considerado o melhor jovem mestre pasteleiro de Espanha, no ano seguinte o melhor chocolatier e agora é responsável pela Academia de Chocolate Vic, pertencente à marca barcelonesa Callebaut. No sábado vai assistir-se à “Revolução do chocolate”, com a preparação de uma sobremesa de chocolate ao vivo pelo chef Joe Best & Amigos – sendo estes Ann Kristin-Wenzel, Eduardo Santini, Francisco Siopa, Joaquim Sousa, Luca Arguelles e Miguel Paulino. Esta sessão faz parte do Sunset Chocolate & Gin, que acontece entre as 19h e as 24h. No domingo, haverá demonstrações para todos pela mão de vários chefs – e “todos” inclui também os mais pequenos: às 11h há um workshop infantil.
A entrada é gratuita.
Horários: sexta-feira das 17h às 22h; sábado das 10h às 24h; e domingo das 10h às 20h.
Como chegar: A CP associa-se ao Mercado da Vila durante este fim-de-semana e é possível fazer a viagem de ida e volta ao Mercado do Chocolate de comboio pelas linhas de Cascais, Sintra/Azambuja e Sado pelo preço de 2€; para quem vai de carro, o Mercado da Vila tem parque de estacionamento.