Há já bastante tempo que quem fosse ao Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, podia comer sushi e sashimi preparados pelo sushiman António Muniz, formado no famoso (e já desaparecido) restaurante Aya. As especialidades japonesas podiam ser pedidas no Ritz Bar e faziam também parte do buffet, mas agora ganharam um espaço próprio: O Japonês.
Aberto de terça e sexta para almoços e jantares e situado em frente ao bar, é um restaurante pequeno, com apenas oito mesas e o balcão onde António Muniz prepara o sushi. Mas a carta é bastante maior do que o tamanho do balcão do sushiman deixa prever: para além do sushi e sashimi tradicionais, podem comer-se vários pratos de cozinha de fusão nikkei, de inspiração japonesa/peruana.
Enquanto Muniz está encarregado do peixe fresco, os restantes pratos foram criados pelo chef do Ritz, Pascal Meynard, com toda a sofisticação que marca o seu trabalho. Um exemplo é o equilíbrio perfeito que consegue com a salada de espinafres e lavagante com molho de yuzu e miso crocante.
Há pratos em que a influência peruana é mais evidente, como o ceviche de dourada com guacamole, leite de coco e yuzu ou a tempura de camarão com maionese picante. Há sushi com produtos nobres, como o gunkan de lavagante com maionese de wasabi ou o niguiri de atum com trufa preta e folha de ouro. Há pratos mais de conforto, como o arroz de coentros com camarão. E há até carne como o frango marinado com molho satay e legumes salteados ou o novilho com molho teriyaki.
As sobremesas são da responsabilidade do chef pasteleiro do Ritz, Fabian Nguyen, e recomendam-se vivamente: a geleia de frutos vermelhos com gelado de yuzu é muito fresca e é uma forma leve de terminar a refeição. Outra opção, mais substancial, é o cheesecake com gelado de frutos vermelhos. A terceira opção é um conjunto de três gelados que não são feitos no Ritz mas vêm do Japão, com sabor de chocolate, matcha e yuzu, envoltos numa delicada e elástica massa de arroz. A.P.C.