Um aperitivo, uma entrada, um prato principal, queijo, sobremesa, um digestivo. É esta a estrutura de uma refeição francesa. Mas, mais importante do que isso, ela é um momento de encontro à mesa, de partilha de valores, que passam, entre outros, por um cuidado com o que se come e a utilização de produtos sazonais, saudáveis, evitando o desperdício e despertando o prazer.
É esta ideia que a iniciativa Goût de France/Good France, um grande jantar “à francesa” – que vai acontecer pela terceira vez no próximo dia 21 de Março – pretende transmitir e à qual aderem mais de 2000 restaurantes em todo o mundo, 32 deles em Portugal. Participam desde restaurantes de alta cozinha até bistrots informais, por todo o país, incluindo as ilhas. A ideia é que se utilizem produtos locais e da estação, mas seguindo os princípios da cozinha francesa.
Em cada país, a embaixada francesa está encarregada de dinamizar a iniciativa e em Portugal haverá, para além dos jantares, um concurso gastronómico nas Escolas de Hotelaria de Lisboa, Porto e Coimbra (que participa pela primeira vez). Os menus vencedores serão servidos em cada uma das escolas entre os dias 21 e 24.
No dia 23 realiza-se na embaixada uma conferência acompanhada por degustação sobre a gastronomia da região de Lyon, que terá como oradora a especialista francesa em cultura culinária Mouette Barboff e produtos das lojas Bobosse, de Lyon, e La Pétillante e Kayser, ambas de Lisboa.
O Goût de France procura sempre como parceiro local uma associação ligada aos princípios que a iniciativa defende. Em Portugal, no ano passado foi o Refood e este ano é a Fruta Feia, projecto que combate o desperdício alimentar aproveitando fruta e legumes de calibres menores que são rejeitados pelas grandes superfícies. A iniciativa 100 Projectos para o Clima, do Ministério francês da Ecologia, distinguiu a Fruta Feia com um prémio de 15 mil euros, que será entregue no dia 22, na Residência de França, pelo embaixador francês, Jean-Michel Casa.
Os 15 mil euros permitirão à Fruta Feia abrir em Lisboa mais um ponto de entrega de fruta e legumes aos seus associados. Em 2013 tinham apenas um ponto de entrega, 100 associados e trabalhavam com dez agricultores; hoje têm sete pontos de entrega (quatro na região de Lisboa, três na do Porto), 2900 associados (e uma grande lista de espera) e mais de 100 agricultores, pelo que consideram urgente a aberta de mais um ponto de entrega.
Lista dos restaurantes e mais informações sobre o Goût de France em www.goodfrance.com.